5 dicas para frear sua moto com segurança - Maio Amarelo

Parar rapidamente e com segurança, é muito mais importante que aceleração e potência. Confira as dicas que a Harley-Davidson® listou para você

Por Thiago Dantas

A Harley-Davidson separou 5 dicas essenciais para você parar rapidamente e com segurança sua motocicleta. A maioria das pessoas  apaixonadas por motos, provavelmente sonhava em “voar” por uma estrada, já que a princípio todo mundo só pensa em acelerar. Mas qual seria o resultado dessa história caso não fosse possível parar com segurança? Com certeza não acabaria bem.

O programa maio amarelo foi criado para promover a segurança e o respeito no trânsito e parar com segurança pode ser uma das competências mais importantes para uma pilotagem segura. 

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Atualmente, contamos com diferentes auxílios eletrônicos que nos ajudam a parar com maior segurança, a própria Harley-Davidson conta com freios ABS e o Sistema Reflex™ de Pilotagem Defensiva (RDRS).

Mas é importante para qualquer motociclista conhecer técnicas e práticas fundamentais de frenagem, por isso, separamos 5 dicas para você:

 

Mantenha Distância

O mais importante é você ter certeza de que não precisará frear mais repentinamente do que o necessário, para isso, mantenha distância do veículo à frente. Lembrando que é necessário contar o tempo de identificação da situação, o ato de frenagem e reação do que irá acontecer. Manter uma distância mínima de dois segundos do veículo à frente irá minimizar a necessidade de frear com mais força do que você gostaria.

 

Pare em linha reta

A condição mais segura para frear é em linha reta, na pista lisa e seca. Óbvio, que esse é o cenário ideal e não é o que encontramos na realidade. 

Para uma parada básica que não seja de emergência, mantenha sua motocicleta na posição mais vertical possível e acioneos freios dianteiro e traseiro de forma suave e controlada. Acione a embreagem e reduza a marcha conforme for desacelerando. Quando estiver próximo da parada completa, acione a embreagem para não deixar o motor morrer e lembre-se de manter a cabeça erguida e os olhos apontados para a estrada à sua frente. Pode ser tentador olhar para baixo, para a frente da sua motocicleta ou logo à frente do pneu dianteiro. Mas isso pode fazer com que você se desvie do seu curso ou, até mesmo, perca o equilíbrio. Manter os olhos focados bem à sua frente ajudará a manter tudo nos eixos.

Em caso de pista molhada, com óleo, detritos ou qualquer outro fator que comprometa sua capacidade de frear: em primeiro lugar, aumente a distância do veículo da frente e evite parar bruscamente, prefira parar gradualmente, pois os pneus ficarão mais propensos a travar e como consequência, os pneus irão perder tração e você irá escorregar pela pista.

Está com garupa na moto? Cuidado, pois o peso extra aumentará seu tempo e distância de parada.

E o mais importante: verifique freios e pneus regularmente. Pastilhas de freio gastas e pneus carecas são a receita ideal para uma frenagem desastrosa.



Mantenha a moto na vertical para uma frenagem segura - Divulgação Harley-Davidson

Frenagem de emergência

Às vezes é necessário fazer uma frenagem de emergência, a primeira dica é: Não entre em pânico! Acionar os dois freios com a maior força possível não é a coisa certa a se fazer (para os freios ABS as regras são diferentes).

Em vez disso, acione ambos os freios com suavidade e firmeza. Se a roda traseira travar, não solte o freio traseiro. Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.

Conseguiu parar? Cuidado que você ainda pode estar em perigo. Olhe para o retrovisor e veja se o carro atrás também está parando. Em caso negativo, esteja preparado para acelerar e sair do caminho. 

 

Frear nas curvas

 

Primeiramente, se possível nunca freie na curva. Pois, frear e fazer a curva demanda maior esforço da tração dos pneus. 

Caso seja necessário frear em uma curva, o mais importante é não parar nem desacelerar mais rapidamente do que preciso. Acione os dois freios suavemente para diminuir a velocidade conforme você faz a curva, e se possível, tente trazer a motocicleta para a posição mais vertical possível. Mas, isso irá depender da velocidade e espaço disponível. 

Se frear fortemente com a moto inclinada na curva, é bem provável que você acabe beijando o chão. 


Evite frear na curva. Reduza a velocidade antes de entrar na curva - Divulgação Harley-Davidson

Repita conforme necessário

 

Frear com segurança é uma habilidade fácil de praticar. Portanto, localize um estacionamento vazio ou uma rua fechada e treine. E lembre-se de que cada motocicleta poderá passar uma sensação um pouco diferente. Se comprou sua motocicleta recentemente, reserve algum tempo para se acostumar com a sensação de como ela para antes de precisar testá-la no mundo real. Vale ressaltar a importância de se realizar manutenções periódicas e preventivas em uma concessionária Harley-Davidson autorizada ou em seu mecânico de segurança. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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