Maio Amarelo: 8 dicas de segurança para motociclistas

Maio Amarelo é um movimento internacional para conscientização na redução de acidentes de trânsito

Por Thiago Dantas

O Maio Amarelo surgiu como uma proposta para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 

Tudo começou em março de 2010, quando a Assembleia - Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base no estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1.3 milhão de mortes por  acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. 

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Com isso, surgiu o plano do Maio Amarelo para colocar em pauta para a população o tema trânsito seguro. O movimento é denominado maio amarelo, pois foi em 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. E amarelo é por causa da cor, que remete a atenção e está presente na sinalização de trânsito. 

O último dado de mortes ocorridas no Brasil foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas por causa de acidentes de trânsitos, esse número é o mais baixo desde 2001.

Os motociclistas devem ficar atentos, pois em 2020 ocorreu um crescimento no número de acidentes envolvendo motos. Segundo os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no ano passado no Brasil são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas. 

Por isso, separamos 8 dicas rápidas para você pilotar sua motocicleta com mais segurança no trânsito.

Capacete

É obrigatório para piloto e garupa. Auxilia a minimizar ferimentos graves em caso de acidente. O capacete deve estar devidamente fixado à cabeça preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada. Não tem viseira? Utilize óculos de proteção específicos, não vale óculos de grau ou sol. Além disso, o capacete deve possuir certificado do Inmetro e faixas refletivas.

Vestimenta com equipamento de proteção

Use luvas, jaquetas e calças com proteção, além de botas. O motociclista anda exposto, por isso é importante utilizar equipamento com proteção para no caso de uma queda evite danos maiores ao usuário. Existem também coletes refletivos que ajudam o motociclista a ser visto em situações de baixa visibilidade, lembrando que a regra essencial para um trânsito seguro é: ver e ser visto.

Uso de celular

Usar o celular como GPS no guidão da moto, está ok. Mas não pode mexer nele enquanto está pilotando, mesmo que esteja parado no semáforo. Você só pode mexer no celular com a moto parada em local adequado e com o motor desligado. 

Trafegar no corredor

A legislação federal de trânsito não proíbe a circulação de motos nos chamados corredores. Porém, o piloto precisa manter distância segura lateral e frontal entre os demais veículos, considerando a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e climáticas.

Ultrapassagem à direita

Não faça isso! Os motoristas não estão esperando essa atitude do motociclista, além de ser proibido. Ultrapasse apenas pela esquerda e em local permitido. 

Excesso de velocidade

Respeite os limites de velocidade da estrada! O motociclista deve ter noção que em caso de um acidente, seu corpo irá receber o maior impacto referente a batida, além de ser projetado em outro veículo ou no asfalto. Portanto, quanto maior a velocidade maior o impacto. 

Manobras

O correto é o motociclista pilotar sentado ou montado, com as duas mãos no guidão e os pés sobre os pedais ou assoalho, no caso de scooter. Fazer manobras perigosas, como empinar em vias públicas, além de ser perigoso, gera a suspensão ao direito de dirigir. Manobras devem ser realizadas em locais próprios e por profissionais. 

É importante citar que é proibido descer da moto e empurrá-la com o motor ligado para fazer alguma manobra ou dar um jeitinho, como conversões proibidas, passar por canteiro central e faixa de pedestres. 

Manutenção Preventiva

É de extrema importância manter a motocicleta com a manutenção em dia, para evitar sustos e ficar na mão em uma rodovia ou rua de grande movimento.  Confira sempre a calibragem e a aderência dos pneus, freios, buzinas, combustível, funcionamento do farol, entre outros itens importantes, e siga em paz. 

 

Para promover a conscientização e responsabilidade no trânsito, o MOTO.com.br preparou uma série de matérias com dicas para pilotagem de moto com segurança,  clique aqui. 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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