Você faz manutenção preventiva na sua moto?

Harley-Davidson destaca a importância de realizar limpezas e inspeções periódicas na motocicleta para evitar problemas maiores no futuro

Por Thiago Dantas

Você é daquelas pessoas que não liga para manutenção preventiva e só arruma quando quebra de vez? Perca esse costume agora, pois você está depreciando o seu bem e até colocando a sua vida em risco. 

Por isso, é importante fazer a manutenção preventiva e ficar atento aos sinais que sua motocicleta informa para você.

Você sabia que manter a moto limpa ajuda a prolongar a vida útil de alguns sistemas?

Sim, é isso mesmo. Por exemplo, manter os discos de freios limpos tem seu desempenho aprimorado e sua vida útil prolongada, já que terá menos atrito devido ao acúmulo de sujeira. 

É na lavagem que você consegue parar e averiguar os sinais que sua motocicleta está precisando de uma manutenção preventiva. 

Pensando em te ajudar, a Harley-Davidson preparou uma dica incrível para você ficar atento às inspeções da sua moto com a orientação chamada, T-CLOCS.

T-CLOCS é a sigla utilizada pela Motorcycle Safety Foundation, para orientar os motociclistas a promoverem uma vistoria adequada de suas motocicletas previamente às viagens. É uma das atitudes mais importantes que você pode tomar para reduzir o risco ao pilotar e que vale a pena fazer parte de sua rotina durante o processo de limpeza.

FUNDAMENTOS DE UMA INSPEÇÃO T-CLOCS:

PNEUS E RODAS: Profundidade da banda de rodagem, desgaste, objetos embutidos, condição de freio, raios soltos etc.

CONTROLES: Guidão, alavancas, pedais, cabos, mangueiras, acelerador etc.

LUZES E ELETRÔNICOS: Bateria, farol dianteiro, lâmpadas de freio/traseiras, piscas, lentes, fiação etc.

ÓLEO E OUTROS FLUIDOS: Níveis, vazamentos, vedações defeituosas etc.

CHASSI: Quadro, suspensão, correia etc.

CAVALETES: Rachaduras, dobras, tensão da mola

A melhor hora para fazer a verificação é na lavagem da motocicleta, pois você consegue acessar peças que não são vistas frequentemente. Fica fácil você verificar se algo está solto, como uma pedaleira ou alavanca de câmbio. Você pode olhar mais de perto para ver se tem algum vazamento no motor. Ao lavar as rodas, verificar o estado do pneu e ver se não tem algum raio solto. 

Como vou lembrar disso tudo? Siga a lista T-CLOCS para ter como base alguns pontos importantes, que depois você pega o jeito. E sua moto estará sempre em ordem para não te deixar na mão.

Caso ache algo estranho, seja uma fissura ou achou que algo não está de acordo com o manual. Leve a motocicleta para a concessiónaria ou mecânico de segurança para verificar a avaria encontrada. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br