GS Trophy 2014 - Como foi?
Vamos relembrar como foi a classificatória e os desafios do GS Trophy 2014. A grande final aconteceu no Canadá!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Para começar o aquecimento da final do GS Trophy 2021 - Qualificatórias Brasil, vamos mostrar um pouco do que aconteceu nos eventos passados.
Conheça mais sobre o desafio superado pela equipe Brasil no BMW GS Trophy 2014.
Nos dias 6,7 e 8 de Junho, no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos na Estância Turística de Socorro, no interior paulista, aconteceu a etapa classificatória do BMW GS TROPHY BRASIL 2014.
A BMW MOTORRAD, braço motociclista do BMW GROUP, pela quarta vez organiza esse evento mundialmente, sendo no Brasil a segunda vez que acontece uma etapa qualificatória, contando com apoio e patrocínio da Metzeler e Tourarech Brasil.
O objetivo das etapas qualificatórias é selecionar os representantes tupiniquins para representar o país na final mundial, que acontece em Setembro no Canadá.
Além dos brazucas, mais 18 países dos cinco continentes estarão representados na grande final, onde suas habilidades, resistência e espírito de equipe estarão sendo testados todos os dias.
Apenas 21 proprietários de motos BMW da linha GS (650, 800 e 1200) com inscrições feitas pela internet, pagaram R$ 800,00 para poder participar desde que, estivessem com as CNH vigente na categoria, ter habilidades de off-road sem ser piloto profissional de enduro e ter disponibilidade de viajar para a etapa final no Canadá.
Além dos proprietários, foram convidados pela BMW MOTORRAD, quatro representantes da imprensa especializada para participar, sendo que, o vencedor, se juntaria ao grupo para o Canadá.
Durante dois dias de atividades, as habilidades e resistência física foram testadas em cinco provas:
Sábado:
1- Outdoor – percurso de moto em duplas, com planilha, efetuando atividades em pontos pré-determinados como: arco e flecha, trocar pneus
2- Enduro – individualmente e com planilha de enduro, seguir o roteiro mantendo média de velocidade e tempo.
3- Corrida de Aventura – usando bússola e medindo distâncias com passos, completar um roteiro com prova de sincronismo e atividades como tirolesa e esquis-gigantes.
4- Encerramento com um jantar aos pés da cachoeira, com fogueira na praia, mesa de frutas e muito boa música tocando ao vivo!
Domingo:
1- Jangada – feita de bambus, com uma BMW G 650 GS em cima, tínhamos que remar em dupla para atravessar um lago e voltar, no menor tempo possível.
2- Circuito de habilidades – todos usando as BMW R 1200 GS da fábrica, percorrem um circuito com 15 testes de habilidades como: transpor areia, pneus, água, slalom, etc…
Os pontos eram computados em equipe e individualmente para, no final, selecionar os melhores pontuados como vencedores.
Devido a diversidade das provas, apenas ser um bom piloto não garantiria a vitória, teríamos que saber trabalhar em equipe, ter noção de navegação, um bom condicionamento físico, respeitar limites e, às vezes, trabalhar pela sua equipe. Tudo isso estava diretamente ligado ao resultado final, mas o grande teste foi o circuito de habilidades onde, um circuito com 15 testes, exigiram o máximo dos competidores em relação ao controle da moto e técnica de pilotagem.
Obstáculos de todos os tipos foram criados para serem transpostos com o mínimo de contato do piloto com o solo. Pontos eram acumulados quando o piloto colocava o pé no chão, evitasse os obstáculos, deixasse a moto cair e encostasse nos “bumps” que demarcavam o circuito.
Os pilotos tinham direito a duas voltas, sendo que a melhor volta seria válida.
A integração dos participantes teve início já na sexta-feira à noite e se encerrou no domingo à tarde. Nesse período, o espírito do TROPHY esteve ativo 100% com os participantes se ajudando nas provas em grupo e também nas provas individuais, o que valorizava muito esse convívio.
A classificação geral do GS TROPHY 2014 BRASIL foi:
1° Cleuci “Trinity” Ronzella (Imprensa) – São Paulo
2° Alvaro Luiz Scheffer – Paraná
3° Cassio de Oliveira Kossatz – Paraná
4° Carlos Eduardo Prates Saches – São Paulo
Participei em 2012 e 2014 e, na minha opinião, foram dois eventos completamente diferentes, mas incrivelmente emocionantes. A dificuldade das provas, os vários tipos de testes, a navegação, os trabalhos em equipe, o local escolhido, a organização, enfim, foi tudo perfeito!
No sábado, percorremos as estradas de terra da região por cenários incríveis, passamos por dentro de cidade e vilarejos, encontramos moradores durante as provas, proporcionando uma interação com a população local muito saudável e prazerosa.
As provas do domingo que incluíram a balsa com a moto e o circuito de habilidades foi realizado em um lugar onde o público pode acompanhar com segurança e com isso, várias pessoas foram prestigiar o evento! Essa foi mais uma vez, uma experiência incrível que vivenciei e, com o resultado obtido, inesquecível! Agora vou me juntar aos 3 vencedores e em equipe, representar o time BMW MOTORRAD BRASIL no Canadá em Setembro com muita energia!
Confira como foi a etapa do BMW GS Trophy 2014 - Canadá:
Queria agradecer a BMW MOTORRAD BRASIL pela oportunidade, Mariana Romero pela atenção 100% dada a imprensa participante, as pessoas que levantaram os roteiros, trilhas e circuito de habilidades que foram perfeitos, aos participantes que sempre de bom humor, estavam se ajudando com informações sobre moto, pista, pilotagem, enfim, foi um prazer vivenciar isso novamente! Obrigado a Denise Nogueira e Lucca Ronzella por, juntos, estarem torcendo e me apoiando nesses dias!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário