GS TROPHY 2012, primeira edição no Brasil.

Totalmente desconhecido dos brasileiros, esse evento veio para mudar o conceito de uso das BMW GS!

Por Trinity Ronzella

GS TROPHY 2012

 

Primeira edição no Brasil, esse evento chegou ao nosso país e nínguém imaginava o que era mas, depois dessa primeira edição muita coisa vai mudar!

Caixa de areia

 

Tive a oportunidade de participar da seletiva do BMW GS TROPHY BRASIL a convite da BMW Motorrad Brasil.

Estava de passagem pela editora e me perguntaram se eu gostaria de ir…..hehehehe…perguntinha besta! sem imaginar o que era minha resposta foi: Lóóóógico! E fui!
Para quem está pensando o que é  o GS TROPHY….

 

"O legendário evento GS Trophy significa aventura, suor, desafio, culturas estrangeiras, camaradagem e muita diversão – uma exclusiva experiência que você não pode deixar de vivenciar

O que conta aqui é a idéia de comunidade, paixão pelo off-road e encontro entre amigos entusiastas do enduro de todo o mundo – uma experiência inesquecível que chega à terceira edição em 2012. Cerca de 50 motociclistas de diferentes nações demonstram seu espírito de equipe, boa condição física, persistência e não apenas suas habilidades de pilotagem durante uma série de exercícios em seis dias. O GS Trophy não é uma competição, mas propõe aos participantes um grande desafio físico e mental, como uma grande aventura de vida. E embora no final tenha apenas uma equipe vencedora, é sempre fascinante observar durante todo o evento com um pouco de cascalho, areia e poeira podem tornar as pessoas tão felizes. A comunidade em geral e a dinâmica do grupo é o foco aqui. O GS Trophy também é um evento social. O conceito de evento sustentável e responsável garante que o programa esteja cuidadosamente em harmonia com as circunstâncias culturais e humanitárias de cada região onde se realiza. Tudo isso faz do GS Trophy um dos desafios off-road mais excitantes do mundo."  -  Fonte: Site BMW Motorrad Brasil 

 

 

O local eleito para o próximo GS Trophy é a América do Sul, onde três eleitos na etapa qualificatória de cada país participante representarão seu país e se enfrentarão na grande final do GS Trophy, no mês de novembro. A moto usada será uma BMW F 800 GS. Mas abrangendo um percurso de 2.000 km, alguns dos testes especiais também serão realizados em uma G 650 GS Sertão ou em GS Boxer. Entretanto, o que conta no final não é somente o troféu, mas principalmente a experiência compartilhada e a amizade conquistada entre os motociclistas é o grande triunfo para cada participante. “

 

Fomos 6 da imprensa especializada convidados para que, o vencedor, ganhasse o direito de integrar a equipe brazuca na final mundial que seria na Patagonia…eu estava mais nervoso que no meu primeiro encontro!

Não ganhei a prova, mas ganhei novos amigos e uma experiência incrível de pilotar as BMW R1200 GS (motos destinadas a imprensa) em condições que jamais imaginei colocar uma moto dessa, devido ao tamanho, peso e custo!

 

 

Só participavam proprietários de motos BMW logicamente e as 650, 800 e 1200, eram uma categoria só! Vantagem para quem estava de 650!

As provas eram curtas e desafiadoras! Uma em especial, foi passado um vídeo antes, para que tivéssemos a certeza de que era possível realizá-la e, mesmo assim, saí da sessão de vídeo com aquele sorrizinho de….. “ferrou, como vou fazer isso com uma moto que pesa mais de 200kg?”

 

Dentre as 10 atividades, 3 eram sem moto: 

1- Arco e Flecha; 

2- Levantar uma BMW GS 800 do chão e em seguida escalar um Pinheiro com um pneu de moto no ombro até tocar um sino preso uns 10 metros acima;

3- Remar um caiaque em uma lagoa o mais rápido possível;

 

Detalhe: essas atividades eram feitas com as mesmas roupas que pilotávamos as motos, ou seja, bota de trilha, calça e camisa. (no caiaque, por segurança, foi permitido ir sem bota….imagine virar um caiaque com as botas nos pés!)

Fiquei surpreso com o desempenho das  R1200 GS! Elas depenadas e com pneus de cravo são um canhão! Na hora das atividades tínhamos que lembrar de desligar o controle de tração e o freio ABS, caso contrário seria impossível realizar alguns dos exercícios!

 

Tinha barranco para subir, areião para atravessar, área alagada, troncos para transpor, pista de brita, dentre outras….

O objetivo era ganhar o menor número de pontos possíveis. Em cada atividade se ganhasse 5 pontos já era! Podia seguir para a próxima atividade. Por exemplo: quem colocasse um pé no chão ganhava 1 ponto, colocou duas vezes 2 pontos, colocou os dois pés no chão 5 pontos, a moto caiu 5 pontos, saiu do percurso demarcado 5 pontos, não passou por um obstáculo 5 pontos……o objetivo era fazer as atividades sem cometer muitas faltas!

 

O espírito do evento e dentre os competidores era muito legal. No começo estávamos mais tímidos mas, depois de um certo tempo já existiam as conversas entre nós para passar as dicas dos obstáculos para os próximos competidores do tipo: “oh, não acelera muito na saída”, “desce com a roda traseira travada”, “joga o corpo para um lado e a moto para o outro e acelera”, ….enfim, a colaboração era geral!

 

A organização não deixou faltar nada! Postos de apoio em todas as atividades com lanches e bebidas faziam com que recuperássemos as forças e o suor perdidos!

 

A imprensa contou com um fator diferenciado: a torcida da Tia Ana! Ela estava lá torcendo para “seus meninos”, tirando fotos, segurando mochila, enfim, dando a maior força!! Valeu Tia Ana!!

 

 

Parabéns a BMW pelo evento, iniciativa, atenção, segurança e pelas GS, são incríveis! A equipe que organizou as provas está de parabéns! Foi perfeito!

Usei equipamentos ASW nesse evento, o que me permitiu participar com toda segurança e voltar inteiro para casa, apesar de alguns tombinhos!

 

As botas novas incomodaram um pouco, o ideal é usar um pouco ela antes para ficar mais macia.

 

O resultado ficou assim:

 

Pódio:

 

  1. Weimar Augusto Garcia Pettengill – Brasilia
  2. Marco Renaux Dedini Ricciardi – São Paulo
  3. Aloísio Frazão Jr – São Paulo

 

Representando a imprensa duas rodas, o pódio foi formado por:

 

  1. Luciano Lancelotti “Kdra” – ESPN
  2. Renato Furmann “Jeca Jóia“ – Revista Pró Moto
  3. Lucas Paschoalin – Revista Motociclismo
  4. Cleuci “Trinity“ Ronzella – Revista Moto Adventure
  5. Laner Azevedo – Revista da Moto
  6. Idário Café – Revista Dirt Action

 

Fiquei muito satisfeito com a participação nesse evento e saí dele com a cabeça voltada para 2014, pois o GS TROPHY acontece a cada dois anos e, esse era o tempo que preciso para estar mais ativo no off road, pois fará toda diferença.

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br