Yamaha exibe modelos inéditos no Japão

Fabricante apresentará 19 novidades durante a edição deste ano do Salão de Tóquio.

Por Leandro Alvares

A Yamaha pretende exibir 19 modelos inéditos durante o 40º Tokio Motor Show, que começará no próximo dia 27 de outubro, no Japão.

Serão três estréias mundiais, cinco novidades para o mercado japonês e outros muitos protótipos, com destaque para as máquinas impulsionadas por energia alternativa.

A moto que mais promete atrair a atenção dos visitantes é a “Tesseract”, um equipamento híbrido de motor elétrico bicilíndrico em “V”, movido à gasolina. Seu projeto apresenta uma suspensão única “dual-scythe”, que lhe permite inclinar como uma moto, apesar de suas quatro rodas.

Futurista em suas linhas, a “Luxair” também incorpora um propulsor à gasolina paralelo a um motor elétrico. O motor elétrico atua no apoio ao à gasolina durante acelerações, ficando por conta deste último impulsionar a moto quando esta alcança sua velocidade de cruzeiro, utilizando a energia criada para recarregar as baterias. O motor elétrico também é utilizado para a marcha à ré. A “Luxair” incorpora até um sistema de áudio.

A partir do modelo “FC-me” apresentando pela Yamaha em 2005, a “FC-Dii” é uma motocicleta que funciona com um combustível que é uma combinação de metanol e água. Este novo modelo foi melhorado com uma exclusiva e compacta bateria para partida, com maior nível de densidade de energia e projeto modular de seus componentes.

Já a “Bobby” parece mais um brinquedo elétrico recarregável. Ela é muito fácil de ser guardada, pois o assento, roda traseira, guidão e estribos são dobráveis para facilitar seu armazenamento.

A partida pode ser acionada por telefone celular e a moto também incorpora vários tipos de acesso à Internet. Poderíamos dizer que é uma “lapmoto”, “notebike” ou algo neste gênero.

Quase na mesma linha da “Bobby”, também estrearão a “C3+”, que é outra moto elétrica que prima pelas reduzidas dimensões e pouco peso, e a FC-AQEL, que emprega um motor de hidrogênio comprimido como combustível associado com um propulsor elétrico secundário de bateria recarregável.

O conceito da nova “BW” é uma variante das conhecidas “scooters” da marca, porém, basta olhar para os pneus deste novo modelo e verificar que, junto com os conjuntos de suspensão e freios, estamos diante de uma “scooter off road”.

A “Majesty Special”, por sua vez, procura atingir o lado emocional do comprador com estilo e elegância. Os itens de diferenciação incluem manopla especial, sistema de câmbio suavizado, painel de instrumentos com moldura prateada, assento de couro e grupo ótico dianteiro com LED´s. Estes itens diferenciam esta “scooter” de todas as demais em termos de sofisticação.

Por fim, mais tradicional, a “WR250X Special” é uma variante da “supermotard” WR250X com novo motor e chassi de alumínio.

O Salão de Tóquio acontece entre 27 de outubro e 11 de novembro.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br