MotoGP Valência : Despedida, tombos e papo furado

Colunista faz uma análise afiada sobre os pilotos e suas máquinas em mais uma rodada de motovelocidade

Por Aladim Lopes Gonçalves

Giglio Val

Até que as corridas foram interessantes, para uma despedida de 2012...

Pista úmida, e dúvidas de com qual pneu sair de cara deram um toque diferente na previsível MotoGP. Lorenzo parecia o único piloto de ponta com a escolha certa... slick.  A maior parte tinha pneus intermediários.

Já na volta de aquecimento uma galera já se encostou ao pit para trocar de moto, entre eles Pedrosa. Poderia estar comprometida sua corrida, pois ao largar dos boxes perderia muito tempo... Não foi assim. Dani quase cai ao sair do box , aliás todos os quatro que largaram do box sofreram um pouco com o slick no úmido...

Festival de tombos, na sequência, Hayden, Silva, Rolfo, Bradl etc... Terminando com Crutchlow.

O mais curioso foi a caída do Lorenzo... Ficou a princípio a sensação de que o retardatário Ellison o teria prejudicado, mas na realidade ele me pareceu um pouco afobado pois já estava pressionado por Pedrosa que estava colado , e havia acabado de dar uma escapada , Lorenzo começa a “chimar” numa curva de alta, e sai pelos ares, em um tombo forte , não muito diferente do que o machucou há 4 anos atrás...mas felizmente ele esteve bem. Adeus a 2012.

O aposentando Stoner, parou nas primeiras voltas para também trocar de moto, com slick, e fez uma corrida honesta... perdeu muito tempo nesta troca, mas foi para cima e no final “beliscou” um podium na sua despedida... Gostaria de vê-lo vencendo! Vamos sentir saudades dele.

O nome desta etapa foi o japa Nakasuga, que já havia feito bom papel antes, em cima da moto do Spies... o oriental não se intimidou, foi para as cabeças, assistiu pacientemente o festival de tombos a frente e atrás, não caiu, e ficou em 2º, longe de Pedrosa que sumiu adiante. Foi o primeiro podium japonês há muitos anos.

Meu amigo Rolfo desperdiçou mais uma oportunidade... caiu ainda no começo.

Quem fez uma corrida também para destacar foi Pirro que chegou em 5º, logo atrás de seu colega de equipe Bautista.

Rossi nem na chuva conseguiu protagonizar... apenas o vimos no começo , depois sumiu das câmeras. Para ele foi o fim dos 2 piores anos de sua carreira , e como venho escrevendo , ele terá de fazer muito na Yamanha... Não haverá mais desculpas. Mas acho que ele dará conta do recado... como quase sempre.

2013 promete muito, com Marquez, Iannone, Rossi etc....

No Moto2, a corrida de Marquez foi impressionante...Sai em ultimo , 33º e ganha a corrida... Passa 22 pilotos na primeira volta!...Aqui esta para mim o “papo furado”... ele é muito bom piloto , mas que sua moto é diferente das outras , isso é!... Também acho, como os alemães, que na eletrônica tem alguma coisa a mais... é brincadeira o que a moto dele anda mais de reta que as outras... e não é pelo peso dele não , pois muitos dos que estão lá tem o mesmo peso dele.

Nosso querido Brazuka, Eric granado, termina em 29º , fim da primeira temporada de aprendizado e seria muito bom para nós começar a vê-lo aparecer nas câmeras em 2013. Torço para que ele aproveite muito a oportunidade que está tendo.

Terminou a temporada!... Férias para o colunista! (pero no mucho)... pois tem pré-temporada e amanhã Marquez estreia seu novo brinquedo!

Obrigado a todos que me acompanharam este ano, desejo a vocês muito êxito e saúde em 2013!

Valeu!

Giglio Val é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. Foi patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que correu o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup em 2011 e o SuperBike no Brasil 2011 e 2012, assim como o WSBK Superstock 1000 em duas etapas este ano. Destemido, segue em busca de outro talento, e trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br