História da Motocicleta, você conhece?

Uma visão feminina da aventura que é viajar de moto com dicas e curiosidades do mundo das duas rodas

Por Aladim Lopes Gonçalves

Eliana Malizia

Muito bom seria saber tudo sobre motocicletas, afinal, são muitas as curiosidades e assuntos sobre esse universo e, hoje me surgiu uma questão.

De onde e quando surgiu a motocicleta? Fui consultar e, claro, quero compartilhar com vocês tudo o que aprendi.

O alemão Gotlieb Daimler, o pai do motociclismo. Ele nasceu em Cannstatt, perto de Stuttgart e desde pequeno mostrou uma inclinação especial para os desafios da engenharia mecânica. Depois de se formar, Daimler passou a trabalhar na Gasmotoren-Fabric Deutz, dirigida pelo famoso engenheiro Nikolaus Otto, o inventor do motor de ciclo Otto. Daimler tinha projetos diferentes, o que desagradou o empregador, que o despediu, mesmo pagando-lhe grande indenização. Essa verba permitiu que Daimler passasse a pensar exclusivamente em seus inventos.

Daimler convenceu um ex-colega de Deutz, Wilhelm Maybach a trabalhar com ele em uma oficina improvisada. Já em princípios de 1855 surgia a primeira criação conjunta, um motor de 264 centímetros cúbicos com meio cavalo de força a 500 rpm, dimensões inéditas para o que se fazia até então. Esse motor, denominado carrilhão, era movido a gás, mas Maybach desenvolveu um flutuador de carburador, introduzindo a gasolina como combustível.

Naquela época não se usava gasolina, pois o risco de explosões era grande, o que os levou a informar que o carrilhão era movido a gás e petróleo, o que não correspondia à realidade. Depois de alguns contratempos o motor passou a funcionar. O próximo passo era adaptá-lo num veículo. Foi aí que se pensou no biciclo, veículo que se adaptava muito bem, além de ser de fabricação simples, prática e barata.

Em agosto de 1885, Daimler obteve o registro no Departamento Imperial de Patentes. Seu invento, batizado de Einspur, mais se parecia com um biciclo para crianças, com o tradicional chassis de madeira e rodas de apoio. Mas o que mais chamava a atenção era o motor, que gerava 0,5 cavalos de força a 600 rpm.

Em novembro daquele ano, o teste final do novo veículo, que percorreu os três quilômetros que separam a cidade de Cannsttat da vizinha Unterturkheim em meia hora, a uma velocidade média de 6km/h. Com o sucesso do teste, Daimler e Maybach deram por cumprida sua missão de locomover um veículo mediante o uso de motor.

O projeto do motociclo teve que ser, por assim dizer, “reinventado” em 1894, pelos alemães Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller. Foram eles que empregaram pela primeira vez, a expressão “Motor Rad” (“Roda Motorizada”). No prospecto de apresentação do primeiro motociclo fabricado em série, os inventores anunciavam que: “Em testes especiais, é possível elevar a velocidade a uns 60 km por hora. Mas quem ousaria andar a tal velocidade?”. E de fato, inicialmente foram poucos os compradores do Motor Rad, que com uma cilindrada de 1500cc, já desenvolvia uma potência de 2 cavalos de força.

O novo veículo tinha alguns problemas recorrentes, como a ignição, que freqüentemente falhava em plena marcha. Só mais tarde é que a ignição por tubo incandescente foi substituída pela magnética, melhorando substancialmente o rendimento do veículo. Mas naquele mesmo ano, os Werner, irmãos franceses que seguiram os passos dos engenheiros alemães, decidiram tentar a sorte no nascente mercado das Motor Rad. Foram os Werner que criaram a expressão motocyclette, batizando o primeiro motociclo fabricado fora da Alemanha.

O sucesso imediato despertou o interesse de outros engenheiros e inventores, impulsionando o novo segmento. Com amplo apoio do governo, surgiu, ainda em 1897, a marca italiana Bianchi. Os ingleses se apaixonaram pelo motociclo e organizaram a primeira corrida, batizada de Motorcycle Scrambles, que aconteceu no ano de 1897 em Surrey.

Era o nascimento do motociclismo de competição. No ano seguinte, os ingleses entraram no novo mercado. O engenheiro James Norton lançou sua própria marca, a Norton, que ficaria famosa ao vencer a primeira prova de moto velocidade no lendário “Tourist Trophy”, circuito de estrada da Ilha de Man, na costa da Inglaterra.

Fonte: HowStuffWorks

Eliana Malizia é graduada em educação física, tem formação em fotojornalismo e MBA em Marketing. É colaboradora há vários anos da revista MotoAdventure. Acelerada por natureza, divide o tempo com as responsabilidades da vida profissional com viagens e aventuras de moto. Fundou o site Acelerada (www.acelerada.com.br) que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e estilo de vida.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br