Yamaha está desenvolvendo "direção hidráulica" para motos de Cross.

Este sistema de assistência de direção assistida, por incrível que pareça, vem da tecnologia de bicicletas elétricas da Yamaha.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

De acordo com um comunicado de imprensa, a Yamaha Austrália está testando o que eles chamam de “um novo sistema exclusivo de direção hidráulica” para motos de motocross.

De acordo com a empresa, o protótipo do sistema usa um sensor de torque, tecnologia de imã e um atuador, que resultam em benefícios de amortecedor de direção em alta velocidade e assistência de direção em baixa velocidade."

Foto: Divulgação - Yamaha Direção Assistida Protótipo

Segundo a fábrica japonesa é uma solução muito boa, especialmente porque não adiciona muito peso. A Yamaha diz que o sistema magnetorrestritivo que está sendo usado para o desenvolvimento da direção assistida, é a conversão de energia magnética em energia cinética com mudanças no campo magnético. Esta tecnologia vem da detecção de torque, das bicicletas elétricas com pedal assistido.

A Yamaha afirma que o sistema parece completamente natural na moto durante a pilotagem, assim como um amortecedor de direção convencional, além de reduzir a fadiga em alta velocidade e em condições adversas de piso.

Foto: Divulgação - Yamaha Direção Assistida Protótipo

O piloto australiano de motocross, Jay Wilson da Yamaha, está testando essa tecnologia para a All Japan Yamaha Factory Race Team em provas de motocross, com a direção hidráulica instalada nas motos de motocross YZ450FM e YZ250F.

Os engenheiros acham que as condições de corrida são a melhor maneira para realizar testes em situação real de uso, assim os engenheiros da Yamaha podem fazer verificações e acumular informações para descobrir como melhorar o sistema para futuramente introduzir em modelos que vão poder ser comercializados para o público.

Foto: Divulgação - Yamaha Sistema 2 Trac

A direção hidráulica da Yamaha é o primeiro passo em uma nova era de assistência eletrônica para melhorar a estabilidade e a agilidade em motocicletas de motocross.

Não existe previsão de quando, ou se este dispositivo estará disponível em  motocicletas de série da Yamaha, mas deixa claro que está empenhada em continuar desenvolvendo esse auxílio de direção, que promete mais segurança, conforto e dirigibilidade durante a pilotagem.

A Yamaha não tem medo de revelar novas tecnologias, testá-la e depois, por algum motivo, abandonar a ideia de disponibilidade comercial.  Foi assim com o sistema 2-Trac de cerca de 18 anos atrás, que a Ohlins desenvolveu e patenteou em conjunto com a Yamaha.

Foto: Divulgação - Yamaha 2 Trac Rally Dakar

O francês David Frétigné, correu um Rally Dakar em 2004 como piloto oficial da Yamaha com um modelo WR 450 F 2-Trac, terminando com uma vitória na segunda e terceira etapa, e o sétimo lugar na classificação geral.

A história prova que o projeto 2-trac de tração nas duas rodas da Yamaha foi progressivamente abandonado e nunca chegou a lugar nenhum comercialmente, pelo menos a nível de fábrica. Será que este sistema de “direção assistida” vai ter o mesmo fim? Tomara que não.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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