Yamaha apresenta Tracer 9 GT com mesmo motor da nova MT-09
Sport Touring, que ganha novo nome, é nova geração da Tracer 900 GT vendida no Brasil
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Há alguns dias, a Yamaha apresentou a nova geração da MT-09 no exterior. Além do novo (e polêmico, talvez) design do farol dianteiro, a MT-09 ganhou um motor maior: o três cilindros agora é de 889 cm³ e entrega mais potência e torque.
O caminho para a Tracer 900, que tem como base a MT-09, parecia ser o de mudança, o que se confirmou. Antes de qualquer detalhe técnico, o nome mudou: dois zeros ficam no passado e o modelo passa a se chamar Tracer 9.
A dianteira passou por atualizações significativas, ganhando novo design e novo conjunto óptico totalmente em LED - a versão GT, topo de linha, tem luzes que acompanham a trajetória em curvas como item de série. O chassi é novo, assim como a balança traseira em alumínio.
O propulsor, além de ser o mesmo da nova MT-09, apresenta os mesmos números: 119 cv de potência máxima a 10 mil giros e torque máximo de 9,48 kgf.m a 7 mil giros. A transmissão é de seis velocidades, com quickshifter como item de série na versão GT.
A nova Tracer 9 recebe uma IMU de seis eixos, o que permite ao modelo receber itens como ABS e controle de tração atuantes em curvas, anti-wheelie, controle de slide e de freios. O cruise control também é item de série desde a versão mais básica.
O conjunto de suspensão, fornecido pela Kayaba, é ajustável na dianteira e na traseira - a versão GT ganha suspensão eletrônica semi-ativa. Com o novo chassi e novas rodas, a Tracer 9 é dois quilos mais leve do que a Tracer 900, com peso seco de 213 quilos. A Tracer 9 GT, além dos itens já citados, ganha aquecedor de manoplas e malas laterais como itens de série.
O painel também é uma novidade na Tracer 9: agora o modelo conta com dois mostradores TFT de 3,5 polegadas cada, que exibem informações distintas para o motociclista.
O tanque de combustível agora é de 19 litros, contra 18 da geração anterior. A Yamaha diz que a autonomia da Tracer 9 supera a casa dos 350 quilômetros com um tanque.
A nova Tracer 9, tanto na versão standard quanto na GT, devem chegar às concessionárias europeias em março de 2021. Os preços devem ser divulgados em breve.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário