Yamaha apresenta novo câmbio automatizado
Trocas de marchas na mão! A Yamaha apresentou o projeto da sua nova caixa de câmbio manual automatizada, a Y-AMT.
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Yamaha se prepara para apresentar sua nova caixa de câmbio manual automatizada (Y-AMT).
Essa tecnologia oferece trocas de marchas suaves e precisas, sem a necessidade de usar a embreagem ou o pedal de câmbio. A Yamaha também comentou que o Y-AMT promete aprimorar a pilotagem esportiva.
Com um peso de apenas 2,8 kg, o Y-AMT é incrivelmente leve e compacto. A operação intuitiva é feita por meio de botões nos punhos do guidão.
O botão no punho esquerdo permite trocas de marchas manuais usando o polegar e o dedo indicador, enquanto o botão no punho direito alterna entre os modos D+ e D.
O modo D+ oferece uma experiência de pilotagem mais esportiva, retardando as trocas de marchas para permitir que o motor explore seu potencial máximo. Já o modo D prioriza trocas suaves e precisas, ideal para o trânsito urbano ou viagens longas.
O Y-AMT elimina a necessidade de usar a embreagem e o pé para trocar de marchas, liberando o piloto para se concentrar em outros aspectos da pilotagem, como frenagem, aceleração e curvas. Mesmo no modo automático, o piloto ainda mantém o controle total, podendo trocar as marchas manualmente quando desejar.
Embora o câmbio automatizado não seja uma novidade, as montadoras estão investindo para equipar seus novos lançamentos com essa tecnologia, com o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade em seus modelos.
A Honda oferece a anos a opção do câmbio DCT para as motos X-ADV, NC 750X, Africa Twin e Goldwing. Agora, além da Yamaha, a BMW e a KTM, apresentaram projetos dos seus próprios câmbios automatizados.
Será que o futuro será sem o manete de embreagem? Será que o câmbio automatizado estará disponível para todas as motos ou apenas as versões top de linha terão essa opção? Vamos ver o que o futuro nos reserva!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário