BMW Motorrad apresenta novo câmbio automatizado
BMW apresenta novo câmbio automatizado para motores boxer. Porém, a BMW manteve a alavanca de câmbio no pé, diferente do DCT da Honda
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A BMW Motorrad apresentou ao mundo das duas rodas, sua primeira transmissão automatizada. Denominada Automated Shift Assistant (ASA), a tecnologia funciona a base de dois atuadores eletromecânicos permitindo que o piloto não precise mais se preocupar em acionar a embreagem manualmente, permitindo uma pilotagem mais relaxante e focando na estrada.
No entanto, para os entusiastas que preferem a sensação de controle total, a BMW manteve um pedal de câmbio. No modo "M", as mudanças de marcha ainda podem ser feitas pelo controle do pé, permitindo que o piloto decida quando e como deseja trocar de marcha.
Já no modo de mudança "D", o Automated Shift Assistant (ASA) assume o controle completo, selecionando os pontos de mudança automaticamente pela unidade de controle do motor. Isso garante trocas de marchas suaves e precisas, otimizando o desempenho da motocicleta e proporcionando uma experiência de pilotagem mais confortável.
Um dos principais benefícios do ASA, divulgado pela BMW, é a eliminação do solavanco associado a uma transmissão manual clássica com embreagem manual. Isso significa que o piloto e o passageiro não precisam mais se preocupar com os desconfortos causados por trocas de marchas bruscas, tornando a viagem mais agradável para todos.
Todo o sistema ASA é essencialmente uma transmissão convencional de motocicleta controlada por computador, com atuadores elétricos acionando a embreagem para arrancar, parar e mudar as relações de marcha. A BMW informa que o ASA acrescenta apenas 2,1 kg ao peso total da motocicleta.
A Unidade de Controle da Transmissão (TCU) ajusta os parâmetros de mudança de velocidades de acordo com o estilo de condução e o modo de condução em que a moto se encontra. Isso significa que o sistema se adapta às necessidades do piloto, proporcionando uma experiência de pilotagem personalizada.
Embora a BMW ainda não tenha divulgado quais modelos serão equipados com o ASA, a empresa destacou que o sistema tem compatibilidade com os motores boxer. Isso significa que a nova R 1300 GS é uma forte candidata a receber a nova transmissão.
O lançamento do ASA representa um salto significativo, será que o futuro da motocicleta é sem embreagem? Resta saber se a Honda Africa Twin 1100 DCT, terá sua primeira grande concorrente à altura.
E aí, curtiu essa novidade? Será que ela vai demorar para chegar o Brasil? Deixe a sua opinião nos comentários.
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