BMW Motorrad apresenta novo câmbio automatizado

BMW apresenta novo câmbio automatizado para motores boxer. Porém, a BMW manteve a alavanca de câmbio no pé, diferente do DCT da Honda

Por Thiago Dantas

A BMW Motorrad apresentou ao mundo das duas rodas, sua primeira transmissão automatizada. Denominada Automated Shift Assistant (ASA), a tecnologia funciona a base de dois atuadores eletromecânicos permitindo que o piloto não precise mais se preocupar em acionar a embreagem manualmente, permitindo uma pilotagem mais relaxante e focando na estrada.

 


Botão de seleção D/M do BMW Automated Shift Assistant (ASA) -  Foto: Divulgação

 

No entanto, para os entusiastas que preferem a sensação de controle total, a BMW manteve um pedal de câmbio. No modo "M", as mudanças de marcha ainda podem ser feitas pelo controle do pé, permitindo que o piloto decida quando e como deseja trocar de marcha.

Já no modo de mudança "D", o Automated Shift Assistant (ASA) assume o controle completo, selecionando os pontos de mudança automaticamente pela unidade de controle do motor. Isso garante trocas de marchas suaves e precisas, otimizando o desempenho da motocicleta e proporcionando uma experiência de pilotagem mais confortável.

Um dos principais benefícios do ASA, divulgado pela BMW,  é a eliminação do solavanco associado a uma transmissão manual clássica com embreagem manual. Isso significa que o piloto e o passageiro não precisam mais se preocupar com os desconfortos causados por trocas de marchas bruscas, tornando a viagem mais agradável para todos.

 


Equipada com BMW Automated Shift Assistant (ASA), a moto não tem necessidade do manete de embreagem - Foto: Divulgação
 

Todo o sistema ASA é essencialmente uma transmissão convencional de motocicleta controlada por computador, com atuadores elétricos acionando a embreagem para arrancar, parar e mudar as relações de marcha. A BMW informa que o ASA acrescenta apenas 2,1 kg ao peso total da motocicleta. 

A Unidade de Controle da Transmissão (TCU) ajusta os parâmetros de mudança de velocidades de acordo com o estilo de condução e o modo de condução em que a moto se encontra. Isso significa que o sistema se adapta às necessidades do piloto, proporcionando uma experiência de pilotagem personalizada.

 


BMW Automated Shift Assistant (ASA) -  Foto: Divulgação

 

Embora a BMW ainda não tenha divulgado quais modelos serão equipados com o ASA, a empresa destacou que o sistema tem compatibilidade com os motores boxer. Isso significa que a nova R 1300 GS é uma forte candidata a receber a nova transmissão.

O lançamento do ASA representa um salto significativo, será que o futuro da motocicleta é sem embreagem? Resta saber se a Honda Africa Twin 1100 DCT, terá sua primeira grande concorrente à altura.

E aí, curtiu essa novidade? Será que ela vai demorar para chegar o Brasil? Deixe a sua opinião nos comentários. 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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