Nova Honda Africa Twin 2023 chega no final de janeiro nas lojas
Modelo recebe cores e grafismos inéditos, além do câmbio DCT com novo set-up e produzido em Manaus-AM
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A big trail Honda CRF 1100L Africa Twin foi lançada no mercado brasileiro em 2017, com o conceito ‘True Adventure’: capaz de enfrentar terrenos de todo o tipo com performance, tecnologia e conforto.
Em 2023, a Africa Twin será oferecida em quatro versões que se diferenciam pela capacidade do reservatório de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT.
A versão de entrada, denominada apenas Africa Twin, é caracterizada pelo tanque de 18,8 litros e agilidade decorrente de seu baixo peso. Ela pode ser adquirida tanto com câmbio convencional como DCT, e traz novas cores e grafismos.
De série ela traz um robusto bagageiro traseiro em alumínio, predisposto para receber o baú, oferecido como opcional.
A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (Eletronic Suspension), cujo tanque de 24,8 litros garante autonomia adequada à grandes viagens, o para-brisa regulável em cinco posições foi redesenhado, está 110 mm menor na altura, o para-brisa maior continua sendo oferecido como opcional. As proteções das carenagens laterais são de alumínio anodizado em preto, assim como o bagageiro, também são novas.
Todas as versões contam com iluminação Full LED, painel MID (Multi Information Display) colorido, sensível ao toque, com tela TFT de 6,5 polegadas e conectividade Apple CarPlay® e Android Auto®. Além disso, conta com sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona luzes de direção dianteiras e traseiras na eventualidade de uma frenagem de emergência e cruise control.
A Africa Twin recebe acelerador eletrônico TBW que permite 6 modos de condução (Tour, Urban, Gravel, Off-road e 2 modos personalizaveis) e sistema HSTC de controle de tração.
Os modos de condução permitem ajustar os parâmetros de potência (P) em 4 níveis, freio-motor (EB) em 3 níveis, controle de tração (T) em 7 níveis mais off e o antiwheelie (W) de 3 níveis mais off.
Nas Africa Twin com câmbio DCT, a opção de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não altera os modos de condução previamente selecionados.
Uma das novidades para a linha 2023 da Africa Twin é o câmbio DCT com novo ajuste, que permitiu otimizar a 1ª e 2ª marchas para proporcionar uma progressão mais suave em saídas à partir da imobilidade e em baixas velocidades.
Outra notícia inédita é a fabricação do câmbio DCT, antes feita exclusivamente no Japão, na planta de Manaus-AM. Confirmando assim o elevado padrão tecnológico alcançado pela Moto Honda da Amazônia.
Esta inovação irá permitir aumentar o volume de produção e a competitividade, mantendo a mesma qualidade e confiabilidade.
A motorização continua com o excelente motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas e arrefecido a líquido com 1.084 cm3 de capacidade, responsável por gerar potência de 99,3 cv a 7.500 rpm e 10,5 kgm.f de torque máximo a 6.000 rpm.
Na parte ciclística, a Africa Twin se vale de um chassi de aço com arquitetura de berço semi-duplo e sub-chassi de alumínio. A suspensão dianteira Showa invertida tem curso de 230 mm e tubos de 45 mmØ, é regulável na pré-carga da mola, extensão e compressão. O amortecedor traseiro Showa oferece curso de 220 mm e a pré-carga da mola pode ser ajustada através de um comando no corpo do amortecedor. O amortecimento em extensão e em compressão é totalmente ajustável.
As Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES tem suspensões de controle eletrônico Showa EERATM que atuam eletronicamente ajustando em tempo real a capacidade de amortecimento.
Os freios têm função Cornering ABS que otimiza o comportamento do sistema nas curvas. As rodas são raiadas com aros de alumínio. A dianteira tem 21 polegadas e a traseira 18; à frente o pneu tem medida 90/90-21M/C e atrás 150/70B 18M/C, tipo Tubless nas versões Adventure Sports.
O peso em ordem de marcha da CRF 1100L Africa Twin é de 215 kg seco, a versão Adventure Sports pesa 221 kg seco. As versões equipadas com câmbio DCT tem 10 kg suplementares.
Os preços sugeridos (base DF) e cores disponíveis são as seguintes:
A disponibilidade na rede de concessionários Honda está prevista para final de janeiro. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário