VÍDEO: KTM 890 Duke R é oficialmente lançada através do YouTube
Mais ágil e mais forte que a 790, segundo a fabricante austríaca a 890 DUKE R oferece tudo que já era muito bom mas agora ainda melhor
Por Gian Calabrese
Por Gian Calabrese
A nova KTM 890 Duke R revelada pela primeira vez no Salão de Milão (EICMA 2019) foi oficialmente lançada hoje (31 de março) à imprensa através do YouTube, e já estará à venda nos próximos semanas. Apelidada de "Super Scalpel" (em português, "Super Bisturi" ), a marca faz alusão a precisão na pilotagem e supremacia a 790, apresentada em 2017 como Scalpel.
Comparada com a antecessora 790 Duke, a nova 890 está 3,5 kg mais leve com total de 166 kg (a seco). O chassi segue tubular na cor laranja e o subchassi é em alumínio e abriga uma caixa do filtro de ar, isso mesmo, sem tampas de plástico, sem suportes adicionais - tudo fundido em duas peças conectadas para reduzir a complexidade e o peso. Suas formas triangulares permitiram uma construção ainda mais forte e mais rígida.
Outra solução em busca de menor peso e mais performance está no braço oscilante de treliça otimizado para maior rigidez, com ângulo mais acentuado para maior estabilidade e excelentes características de torção.
Ainda, a escolha da nova suspensão tem como característica oferecer mais performance nas pistas e estradas e, segundo a fabricante, mais conforto na cidade. Na dianteira um conjunto WP (White Power Suspension de propriedade KTM) APEX totalmente ajustável com tubos de 43 mm, e na traseira um monoamortecido WP APEX totalmente ajustável também.
Já o coração bate forte, com 121 cv de potência máxima (cerca de 16 cv a mais que a 790) e torque de 10 kgf.m com pico a 7.750 rpm é o bicilíndrico mais potente da categoria. Para controlar essa fera, a eletrônica é sofisticada e de última geração, conta com acelerador eletrônico integrado a uma central inercial de seis eixos com diversos modos de pilotagem, ABS de curvas com ajuste "Supermoto mode", controle eletrônico da embreagem (deslizante), controle de tração e trocas rápidas (quickshift) de marchas para cima.
Os freios Brembo tem discos dianteiros de 320 mm mas agora com pinças Stylema, as mais desejadas por quem busca performance hoje em dia. Para aperfeiçoar o desempenho de frenagem a KTM escolheu o cilindro mestre MCS que permite ajustes de altura e sensibilidade na alavanca. No total este conjunto ficou 1,2 kg mais leve que o da 790.
As rodas também estão mais leves, com o acabamento exclusivo laranja da série R de fábrica. Elas não apenas diminuiram o peso total da motocicleta, como também minimizaram as massas não suspensas, contribuíndo na entradas e contornos de curvas rápidas reduzindo a resistência.
As rodas de liga leve são calçadas com pneus superesportivos Michelin Powercup II.
Na posição de pilotagem o guidão está mais baixo e mais a frente, o assento mais alto e as pedaleiras mais para trás em relação a 790, tudo a fim de oferecer mais esportividade. O estilo e design são influenciados pela extravagante KTM 1290 SUPER DUKE R.
A marca ainda não divulgou o preço do novo modelo que deve atrair também a atenção dos fãs de supernakeds com motores maiores, e na Europa estima-se que deve chegar com valor entre 10 mil e 11 mil euros às concessionárias.
Aprecie o VÍDEO deste lançamento sem moderação!
Ficha Técnica - KTM 890 DUKE R
Cilindrada - 890 cc
Potência - 121 cv
Torque - 10,09 Kgf.m
Diâmetro - 90.7 mm
Curso - 68.8 mm
Consumo Médio - 21 km/L
Suspensão Dianteira - 140 mm
Suspensão Traseira - 150 mm
Freio Dianteiro - 320 mm
Freio Traseiro - 240 mm
Ângulo de Esterço - 65.7 °
Altura do assento - 834 mm
Capacidade do Tanque - 14 litros
Peso seco - 166 kg
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário