VELOCIDADE E SATISFAÇÃO

Nova Honda CBR 600RR em cor laranja e grafismo mais atraente.

Por Thiago Fuganti

Inspirada na RC 211V, máquina utilizada no Campeonato Mundial de Motovelocidade, a nova Honda CBR 600RR foi apresentada pela fabricante japonesa esbanjando um visual nervoso de linhas agressivas, que transmitem a sensação de velocidade e adrenalina. Importada do Japão, o modelo traz características consagradas do mundo das competições, como tecnologia avançada, alta performance e segurança.

Com grafismos mais arrojados que a antecessora e com a nova cor laranja — semelhante à utilizada pela equipe oficial da Honda no certame da MotoGP —, a versão 2006 remete os apaixonados pelo universo das duas rodas às pistas de competição. O design compacto e de formas angulares complementam a aparência da motoca.

A carenagem frontal forma um conjunto de equilíbrio, associando leveza, modernidade e robustez. O farol, por exemplo, adota o sistema Line Beam com lâmpadas de 55W e refletores multifocais, que projetam feixe luminoso potente e constante, assegurando maior segurança, principalmente na pilotagem noturna. Por estarem posicionadas junto às entradas de ar, o estilo esportivo é reforçado.

A RC 211V serviu de inspiração para outros dois itens da motocicleta. Seu painel é composto por velocímetro, hodômetro total/parcial e marcador do nível de combustível, todos digitais, além do tacômetro eletrônico. As luzes indicadoras são em formato de led e acompanham o design do equipamento, facilitando o monitoramento das informações mais importantes para o motociclista. Já o escapamento “Centre-up” 4 x 2 x 1 — com única saída sob a lanterna traseira — é responsável pela redução da resistência de ar e melhora a capacidade de inclinação nas curvas.

O motor de 4 cilindros em linha, supercompacto e leve, é do tipo DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, de 599 cm³, 4 tempos, 16 válvulas, 4 por cilindro, arrefecido a líquido. De alma esportiva, o propulsor tem uma curva de potência e torque que permitem uma pilotagem tranqüila em baixas rotações, mas, a partir das médias e altas, fica evidente toda sua vocação, permitindo a potência surgir sem cessar até o limite de sua rotação.

A potência máxima alcançada é de 117 cv a 13.000 rpm e torque máximo de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm. Isso significa que a CBR proporciona respostas rápidas em qualquer faixa de rotação. O câmbio de seis velocidades tem engates precisos, permitindo um melhor aproveitamento de toda sua força.

A inovação tecnológica também é evidenciada com a injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System). O sistema dispõe de dois bicos injetores de combustível para cada cilindro, sendo que o segundo estágio opera a partir de 6.000 rpm, proporcionando respostas imediatas em qualquer faixa de rotação.

A CBR 600RR conta, ainda, com a suspensão traseira Unit Pro-Link. O componente isola por completo o chassi de impactos e torções registrados durante a pilotagem. O braço oscilante é réplica da RC 211V e está ancorado diretamente ao motor, o que torna o conjunto mais leve e rígido.

A suspensão oferece inúmeras possibilidades de ajuste, seja na velocidade da sua compressão e/ou do retorno, de forma a se ajustar a “tocada” do piloto, de tal modo que os pneus estejam sempre em contato com o solo, proporcionando estabilidade nas curvas e tração nas acelerações.

Na dianteira a suspensão telescópica é do tipo invertida “upside-down”, com sistema HMAS (Honda´s Multi Action System), que possui regulagem de tensão da mola, velocidade de compressão e retorno dos amortecedores. A aderência da motocicleta é assegurada pelas rodas aro 17” e pelos pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara.

Para garantir eficiência nas frenagens, o freio dianteiro é composto por dois discos flutuantes, com acionamento hidráulico, de 310 mm com pinças de fixação radial e quatro pistões. O traseiro dispõe de um único disco com acionamento hidráulico, apresentando diâmetro de 220 mm e cáliper de pistão simples.

Vale lembrar que a tradicional cor preta também está disponível para o comprador, que pode adquirir a CBR 600RR pelo preço de R$ 48.148,98, com base no Estado de São Paulo, não incluindo despesas com óleo, frete e seguro.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br