LEVORIN INVESTE EM TECNOLOGIA

Laboratório de Ensaio de Pneus presta serviço, inclusive, para a concorrência.

Por Thiago Fuganti

Marca de pneus bastante visada pelos motoqueiros do país, por conciliar qualidade, durabilidade e baixo custo, a Levorin tem oferecido um atendimento exclusivo e único no Brasil para fabricantes e reformadores de pneumáticos. A empresa iniciou os trabalhos com o LEP (Laboratório de Ensaio de Pneus), equipamento projetado para avaliar a conformidade dos pneus novos ou reformados para veículos de carga, além dos pneus de moto e passeio.

“A empresa investiu US$ 300 mil na aquisição do maquinário da marca Akron. Nosso objetivo, em um primeiro momento, é melhorar ainda mais a qualidade dos produtos Levorin, mas também prestar serviços a outras companhias que não contam com esta tecnologia”, afirma Hugo A. Rey Princigalli, gerente de Qualidade da Levorin.

“Hoje, o Brasil tem apenas mais dois equipamentos similares que prestam serviços a terceiros, mas que estão aptos a atender somente pneus para veículos de pequeno porte”. O LEP, além de realizar ensaios de pneus de carga, está habilitado para avaliar pneus de motocicletas e de automóveis.

O laboratório atende a todos os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025 2001, que têm como objetivo garantir a eficácia dos resultados. No caso dos produtos fabricados pela Levorin, a utilização do LEP faz parte do estágio de desenvolvimento dos pneus. “Nosso investimento em qualidade vai além dos requisitos das certificadoras. Todos os nossos produtos durante a fase de desenvolvimento são submetidos aos ensaios”, ressalta Princigalli.

O LEP realiza ensaios de verificação dimensional, velocidade sob carga e crescimento dinâmico. “No primeiro, o pneu é submetido a uma avaliação dimensional sob condições de pressão e temperatura padrão. Já a velocidade sob carga simula as condições de rodagem com uma determinada carga e velocidade variável. Os pneus de motos e automóveis se submetem a uma hora de ensaio, com uma velocidade variável e carga constante. Para veículos de carga são 47 horas de testes com variações de carga e velocidade constante. Este ensaio avalia se o produto não apresenta defeitos estruturais”, explica o gerente.

De acordo com Princigalli, a norma brasileira de análise de pneus se baseia no que há de mais exigente nos conceitos da Comunidade Européia, mas adaptada às condições críticas de rodagem verificadas no país. “Não é exagero afirmar que os pneus brasileiros estão aptos a competir em condições de igualdade com os produtos europeus. O mesmo não se pode dizer deles que, via de regra, não estão adaptados às nossas condições”, ressalta.

Fundada em 1943, a Levorin se posiciona entre as maiores empresas no segmento em que atua, sendo a quarta maior indústria nacional em consumo de borracha — cinco mil toneladas por mês. A fábrica, no Brasil, fica localizada em Guarulhos, num espaço de 60 mil metros quadrados, onde trabalham mais de 1600 empregados.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br