Toni Bou está com 100% de aproveitamento no X-Trial.
O Mundial de X-Trail retornou a Madrid dez anos depois e Toni Bou venceu novamente!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione.
O Mundial de X-Trail voltou a Madrid depois de uma década sem estar no calendário. Toni Bou venceu a última prova disputada lá e, dez anos depois, com o retorno da prova em Madrid, ele vence de novo! O líder do Campeonato de 2022 amplia sua liderança geral e permanece invicto este ano com a terceira vitória consecutiva.
A prova do mundial em Madrid experimentou o novo formato de competição baseado numa primeira fase em que são eliminados os dois pilotos com mais pontos, uma segunda fase com os seis melhores de onde saem os três finalistas, somando pontos da fase 1 e fase 2.
Em tempo, explicando rapidamente, no Moto Trial o objetivo é somar o menor número de pontos possíveis. As penalizações acontecem por exemplo, quando o piloto toca o chão com os pés, deixa a moto morrer, cair, ultrapassar áreas demarcadas, e por aí vai, ou seja, vence quem fizer menos pontos em cada seção, que são os trechos com os obstáculos. Quem passa sem cometer faltas, faz uma “seção limpa”, sem penalizações.
A prova foi muito completa, com um percurso de seis seções pela primeira vez em 2022, já que nas duas etapas anteriores, ambas realizadas na França, tinham sido percursos de cinco seções.
Na primeira rodada não foi fácil, principalmente na seção 4 em que todos os pilotos receberam a penalidade máxima. Bou e Raga empataram com 11 pontos, e o desempate foi a favor de Bou por ter feito a seção no menor tempo.
Na segunda volta, Toni Bou impôs a sua técnica e domínio, somando apenas 7 pontos de penalização e conseguindo passar direto para a final como melhor piloto da segunda volta.
Uma passagem para a final que também foi conquistada por seu companheiro de equipe da Repsol Honda, Gabriel Marcelli, que caiu na seção 4, foi quarto na segunda rodada, com 14 pontos de penalidade.
Na final, Bou continuou seu reinado na capital espanhola depois de fazer a diferença nas áreas técnicas mais difíceis, e somar apenas 2 pontos de penalidade. Marcelli, seu companheiro de equipe, apesar de um tornozelo dolorido da queda na segunda rodada, mostrou sua garra e seu potencial para terminar na segunda posição em Madrid.
Depois de disputar sua melhor prova até hoje, Gabriel Marcelli ficou em segundo lugar, ajudando Toni Bou a aumentar sua vantagem sobre Adam Raga em dez pontos. Raga perdeu para Marcelli após uma falha crucial na sessão quatro da final.
Toni Bou, Repsol Honda Trial Team, conquistou a sua sexta vitória no X-Trial Madrid, e a primeira no novo recinto da Arena espanhola, para aumentar a sua vantagem em mais dez pontos no topo da corrida pelo título, contando agora com uma vantagem de 23 pontos sobre Adam Raga
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário