Honda + Kawasaki + Suzuki + Yamaha + Eneos = Gachaco
Elas se juntaram para pensar em um futuro elétrico para todos.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Gachaco é nome da empresa formada pelas quatro grandes montadoras japonesas de motocicletas mais a petrolífera japonesa ENEOS, que tem a maioria do investimento no negócio que é de 51% do capital, 34% da Honda. Kawasaki Motors, Suzuki e Yamaha Motors entram com uma participação de 5%.
A joint venture destas empresas, aposta em estabelecer um único padrão para baterias intercambiáveis e assim, impulsionar a popularidade das motocicletas elétricas e desenvolver uma infraestrutura para prestar serviço de troca de baterias e reciclagem.
É um dos desafios mais importantes em torno da implementação mais rápida de motocicletas elétricas e outros veículos elétricos em geral, pois parece inviável que cada marca faça sua própria “estação de troca” e descarte de baterias sem vida de modo independente, incompatível e inviável como vem acontecendo até agora.
A ENEOS provavelmente cuidará do desenvolvimento da infraestrutura e do bom funcionamento desses centros de troca de baterias. Com seus anos de experiência no setor de gasolina, eles vão administrar muito bem essa parte do negócio.
Com a Honda entre as montadoras tendo a maior participação da Gachaco, seu pacote de bateria “Mobile Power Pack”, foi a escolha para esse novo empreendimento.
A bateria da Honda já existe desde 2018, sendo amplamente utilizada nas principais motos elétricas vendidas no Japão, incluindo uma scooter muito utilitária chamada Benly e um triciclo totalmente elétrico chamado Gyro Canopy.
Agora, com o apoio de fabricantes como Yamaha, Suzuki e Kawasaki, a bateria portátil da Honda pode finalmente estar no centro das atenções para atrair outros mercados. Este foi um movimento estratégico inteligente tomado pela iniciativa da Honda.
Essa união foi um passo importante dado pelas quatro grandes fábricas de motocicletas japonesas, é um marco para a evolução da motocicleta elétrica.
Além disso, o descarte e um sistema de reciclagem das baterias também foram pensados neste projeto e podem ser usados não apenas para duas rodas, mas para o restante da mobilidade elétrica.
O objetivo da união destas empresas é comum, a popularização da mobilidade elétrica, e a Gachaco servirá para estabelecer os padrões para as baterias intercambiáveis.
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