Suzuki revela GSX-S1000GX e GSX-8R no EICMA 2023

Suzuki faz a apresentação mundial de dois novos modelos no EICMA 2023: a crossover GSX-S1000GX e a esportiva GSX-8R

Por Thiago Dantas

Em uma revelação notável no EICMA 2023 (Salão de Motos de Milão), a Suzuki Motor Corporation apresentou dois novos modelos: a GSX-S1000GX, uma crossover, e a esportiva GSX-8R. Este importante evento da indústria de duas rodas está programado para acontecer até domingo, dia 12, bem no coração da Itália.

 

 

GSX-S1000GX: Crossover que une esportividade e aventura

A GSX-S1000GX representa uma mistura única de elementos esportivos e aventureiros. Utilizando o renomado motor de quatro cilindros refrigerado a líquido DOHC da série GSX-S1000 da Suzuki, ela entrega impressionantes 152 cavalos a 11.000 rpm e 10,8 kgf.m de torque a 9.250 rpm. Esse motor potente assegura capacidades de alto desempenho para pilotagem vigorosa, ao mesmo tempo que incorpora novas tecnologias e equipamentos para aprimorar o turismo.

Principais Características:

  • Silhueta agressiva que combina desempenho de esportiva com design moderno.
  • Posição de pilotagem vertical confortável para viagens prolongadas.
  • Assento acolchoado 15mm mais espesso que na GSX-S1000GT, para maior conforto e espaço para as pernas.

 

 
Suzuki GSX-S1000GX - Divulgação

 

A GSX-S1000GX também se destaca como a primeira motocicleta da Suzuki equipada com a Suspensão Eletrônica Avançada Suzuki (SAES). A SAES gerencia eletronicamente o amortecimento da suspensão e a pré-carga com base na velocidade do veículo, condições da superfície da estrada e mudanças na postura causadas pela frenagem.

Além disso, a Suzuki introduziu o exclusivo programa Suzuki Road Adaptive Stabilization (SRAS), que detecta superfícies irregulares da estrada e ajusta automaticamente o controle da suspensão em conjunto com o SAES, utilizando dados da Unidade de Medição Inercial (IMU) e outras fontes.

O modelo apresenta diversas funções de controle eletrônico, como o sistema SDMS-α para gerenciamento integrado de modos de potência com três níveis, controle de tração e wheeling, juntamente com o Motion Track Brake System, que pode ativar o ABS mesmo em curvas.

Esse modelo, desenvolvido para o mercado europeu, tem previsão de chegar às lojas da Inglaterra no Natal. O preço sugerido é de £14.499, aproximadamente R$87.000 na conversão direta.

 

Nova esportiva GSX-8R

 

 

A Suzuki também revelou a totalmente nova GSX-8R no EICMA, prevista para lançamento em 2024. Baseada no roadster GSX-8S, esta moto esportiva apresenta uma carenagem e guidão separado projetados para pilotagem esportiva.

Com um peso de 205 kg, a GSX-8R será o quarto modelo a ser equipado com o motor duplo paralelo DOHC de 776 cc refrigerado a líquido da Suzuki, que produz 82 cavalos a 8.500 rpm. Ela se junta a modelos de aventura como a V-Strom 800 RE e DE (confirmada para o Brasil), juntamente com a já mencionado 8S, compartilhando quase todos os componentes, exceto suspensão, posição do guidão e carenagem.

Características Notáveis:

  • Três modos de pilotage para desempenho variado.
  • Painel TFT colorido.
  • Configuração de freio dianteiro radial de quatro pistões com discos de 310 mm.
  • Quickshifter padrão para trocas suaves para cima/baixo.

 


Suzuki GSX-8R  Foto: Divulgação

 

Uma mudança significativa na GSX-8R está na suspensão, que conta com garfos invertidos Showa na frente e amortecedor traseiro ajustável de pré-carga.

O design incorpora a herança das motos esportivas da Suzuki, oferecendo uma estética moderna e inovadora que destaca a beleza funcional do motor e do trilho do assento.

Infelizmente, a Suzuki não confirmou a chegada desses modelos ao Brasil. Por enquanto, apenas a V-Strom 800 está programada para chegar em 2024.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br