Rumor: Jawa trabalha em moto elétrica
Imprensa indiana diz que marca, controlada pela Mahindra, trabalha em motor elétrico que reage como um motor tradicional
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
A Jawa, tradicional fabricante de motos da República Tcheca (ou Tchéquia) foi revivida no fim de 2018, quando a indiana Mahindra assumiu o controle da marca. Desde então a renovada Jawa apresentou três modelos: Jawa, Jawa 42 e Perak.
Inicialmente, a Jawa enfrentou problemas com prazos de entrega e controle de qualidade das motos, mas aparentemente tudo parece ter sido resolvido.
Com tudo indicando que a situação está sob controle, parece que a Jawa trabalha no próximo passo. Segundo a imprensa indiana, a próxima moto da marca será uma moto elétrica.
De acordo com o Financial Express, fontes próximas à Jawa dizem que a fabricante utilizará a Jawa e a Jawa 42 como base em termos de design e que o trabalho de desenvolvimento do motor elétrico é feito em parceria com empresas independentes.
Outro detalhe interessante em relação ao motor elétrico da Jawa, que deve entregar potência equivalente à de um motor a combustão de 650 cm³, é a característica do propulsor.
Segundo tais fontes, a orientação dada aos desenvolvedores foi a de que o motor elétrico da futura novidade da Jawa apresentasse um comportamento semelhante ao de um motor a combustão, com picos de potência e torque e uma curva de entrega, como se simulasse o crescimento de giros de um motor tradicional.
A autonomia pode variar entre 200 e 250 quilômetros com uma carga. O prazo para um eventual lançamento ainda é uma incógnita: segundo fontes ouvidas pelo portal RideApart, a possível Jawa elétrica não chega antes de 2021 e por volta de 2023. Resta, portanto, aguardar.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário