Royal Enfield apresenta nova Classic 350
Um dos modelos mais icônicos da Royal Enfield recebe nova geração que chegará com o motor e a plataforma da Meteor
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Royal Enfield India acaba de apresentar a nova geração da Classic, o primeiro projeto que utiliza a “Plataforma J”, nome que a marca elegeu para o conjunto dos novos chassi e propulsor, lançados na Meteor 350 - que chegou ao Brasil agora em Julho.
Com o slogan “Be Reborn, the all new classic”, algo como “Renascer, a nova Classic”, a Royal Enfield lança uma das motos mais desejadas da Índia com novas tecnologias, porém com o estilo clássico e histórico. Confira o vídeo de lançamento:
O visual da nova Classic remete aos modelos anteriores, já que permanece o grande farol redondo halógeno, as “Tiger Eyes” (as duas luzes de posição acima do farol), o tanque de combustível em formato de lágrima e as tampas laterais.
Como novidade tem as novas rodas em alumínio (presentes em alguns modelos) e a lanterna de LED, similar a da Meteor 350. O banco perdeu as molas de amortecimento, que podem ser adquiridas como acessório, além disso, existe a possibilidade de retirar o banco do carona para quem curte o visual monoposto.
O painel continua com um único velocímetro analógico, mas agora a Classic 350 conta com um pequeno visor digital que informa o odômetro parcial e marcador de combustível. O sistema de navegação por GPS Tripper é opcional (de série na Meteor) e é acompanhado por uma tomada USB.
O motor 350cc é o mesmo da Meteor, portanto é um monocilíndrico de 349 cm³ possui injeção eletrônica e refrigeração mista, capaz de entregar potência máxima de 20,2 cv a 6.100 rpm e 2,76 kgf.m de torque em 4.000 giros. A adoção do novo motor aposenta o antigo comando de válvula varetado (OHV). O câmbio é de 5 velocidades.
Com chassi de berço duplo, a Nova Classic 350 deve apresentar uma ciclística similar à da Meteor, a diferença fica por conta da altura do banco. Na Classic é de 805mm, e na Meteor 760mm. A moto conta com rodas raiadas ou de alumínio, na dianteira usa aro de 19 polegadas, calçadas com pneu 100/90 e disco de freio de 300mm. Na traseira, respectivamente, são aro 18 polegadas com pneu 120/80 e disco 270mm. O freio ABS é de canal único, apenas na roda dianteira.
O peso em ordem de marcha é de 195 kg e o tanque de combustível comporta 13 litros de gasolina. A suspensão manteve a configuração tradicional de garfo telescópico na dianteira e balança traseira biamortecida.
A nova Royal Enfield Classic 350 já está à venda na Índia e disponível em 11 opções de cores. O valor sugerido no site oficial da marca é de 184.374 rúpias, ou seja, R$ 13.000 em conversão direta.
Será que a nova Classic 350 vem para o Brasil? Devido ao compartilhamento de plataforma com a Meteor 350, é favorável a chegada do novo modelo em solo nacional. Mas, como a Classic é uma das motocicletas mais vendidas na Índia, a Royal Enfield deve priorizar as vendas no mercado local. A Royal Enfield Brasil ainda não se pronunciou, vamos aguardar o tempo para mais informações.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário