Roda raiada ou de liga leve: qual é a melhor para sua moto
Rodas são componentes vitais para o desempenho da motocicleta, influenciando questões de segurança e de conforto para piloto e garupa
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
As motos são equipadas com rodas raiadas ou de liga leve e como todo bom motociclista sabe elas são componentes vitais para o desempenho da motocicleta, influenciando a segurança e o conforto do piloto e garupa.
A dúvida sobre qual o melhor tipo sempre gera discussões acaloradas nas redes sociais quando se fala em rodas... Mas a questão não é tão simples assim. Conversamos com especialistas para descobrir as diferenças e para qual uso cada tipo de roda é indicado. Então, acompanhe as informações e faça sua escolha para a solução que vai atender melhor as suas necessidades.
A desvantagem é o maior peso da roda raiada quando comparada às de liga leve, e a necessidade de manutenção. O aperto dos raios deve ser conferido periodicamente. A limpeza também é mais complicada em uma roda raiada. Em alguns casos, o aro das rodas raiadas, principalmente se for de aço, pode sofrer corrosão (ferrugem) com o tempo.
Como usam apenas pneu com câmara (do tipo diagonal), em caso de furo é necessário retirar a roda para fazer o reparo. A tarefa, sempre demorada, ainda exige ferramentas adequadas e conhecimento técnico do piloto. Outra opção é procurar uma borracharia.
Mas, em caso de furo, pode receber o conserto emergencial do tipo macarrão – feito diretamente no pneu e sem a necessidade de desmontar a roda. “Embora não seja indicado, muita gente faz o remendo e continua usando o pneu normalmente”, alerta Alessandro.
A roda de liga perde no quesito resistência para as raiadas. Em caso de fortes impactos, que causem danos ao aro ou ao centro da roda, ela não pode reparada. O material não permite que sejam feitas soldas e não é aconselhável desamassar a roda de liga-leve. “A solda aquece a liga que perde sua resistência”, avisa o profissional.
Nas redes sociais, há relatos de adaptações para usar um pneu sem câmara em rodas raiadas convencionais. “Mas não são confiáveis”, afirma Caio Varella, da Varella Pneus, loja especializada em pneus de moto em Piracicaba (SP). Segundo o Varella, “ainda não existe um kit que confiável e permita a fixação e vedação perfeita dos pneus em uma roda raiada sem que haja perda de pressão”.
Fotos: Agência Infomoto e BMW/Divulgação
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