Especial: Cinco motos "reais" do Tokyo Motor Show 2017
Palco de conceitos revolucionários, Salão japonês também tem novidades que estarão nas ruas já no próximo ano
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
O Tokyo Motor Show, que abre as portas ao público nesta sexta-feira 27 de outubro e vai até o domingo, 5 de novembro, na capital japonesa, sempre foi uma vitrine de futuras tecnologias com conceitos revolucionários em duas e quatro rodas. Mas isso parece estar mudando. Os organizadores anteciparam a realização do evento bienal para o início de novembro, antes, portanto do Salão de Milão, e os fabricantes estão apresentando carros e motos “reais”, ou seja, que vão ganhar as ruas em breve.
A 45ª edição, realizada neste ano, reforçou esse posicionamento mais “comercial” do salão japonês. Apesar de conceitos e protótipos ainda serem as estrelas, muitos modelos de série chamaram a atenção do público. Selecionamos cinco motos “reais” mostradas no 45º Tokyo Motor Show e que devem chegar às ruas – até mesmo do Brasil – em breve.
Conheça:
- Kawasaki Ninja 400
Evolução da Ninja 250/300, o modelo de 400cc fez sua estreia mundial em Tóquio. O motor bicilíndrico de 399 cm³, comando duplo no cabeçote, e refrigeração líquida foi desenhado do zero. Embora tenha praticamente o mesmo tamanho do antigo motor de 300cc, produz mais potência: 45 cv a 10.000 rpm (contra 39 da Ninja 300). O chassi em treliça também é novo, assim como o conjunto de suspensões, formado por um garfo telescópico de 41 mm de diâmetro na dianteira e um monoamortecedor na traseira.
Com um estilo mais agressivo, com linhas angulosas e conjunto óptico duplo com LEDs, a Ninja 400 tem também um novo painel, mais completo, semelhante ao da Ninja 650. De tão real, apostamos até mesmo que a Kawasaki traga a nova Ninja 400 para o Salão Duas Rodas, que acontece em novembro em São Paulo (SP).
- Suzuki SV 650X
Nascida como um conceito, a nova versão “café-racer” da Suzuki SV 650 virou realidade em Tóquio. Com um estilo chamado de “neo-retro” pela marca, a SV 650X traz um moderno bicilíndrico em “V” de 75 cv, fixado em um quadro em treliça.
Uma pequena carenagem sobre o farol e dois semi-guidões garantem o visual “café-racer”. Banco único com costura completa o tal estilo “neo-retro” e deve começar a ser vendida já em 2018 no Japão e na Europa.
- Kawasaki Z 900RS
A Kawasaki também embarcou na onda retrô e apresentou a nova Z 900RS em Tóquio. O novo modelo traz visual inspirado na lendária naked Z1 de 1972, mas com mecânica moderna. Seu motor de quatro cilindros é baseado na recém-lançada Z 900, porém retrabalhado para oferecer 111 cv de potência máxima e mais torque em baixos e médios giros. O quadro é em treliça, como na Z 900, com garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor horizontal, na traseira.
Mas como toda clássica-moderna, a Z 900RS tem farol de LED e controle de tração. Freios ABS com pinças radias na roda dianteira completam o pacote de tecnologias atuais. Disponível em três opções de cores, a Z 900RS deve chegar ás lojas europeias no final deste ano. Há rumores de que a fábrica de Akashi mostrará uma versão café-racer do modelo no Salão de Milão, que começa em 9 de novembro, na Itália.
- Honda Gold Wing 1800
Nada mais “real” do que a renovada Gold Wing apresentada pela Honda no Tokyo Motor Show. Um dos modelos mais longevos ainda em produção – a primeira nasceu em 1975 – a luxuosa grã-touring foi redesenhada dos pés à cabeça, ou dos novos faróis em LED até o pneu traseiro de 200mm de largura.
O motor foi redesenhado e ganhou quatro válvulas em cada um dos seis cilindros e traz sistema “Idling Stop”, além de acelerador eletrônico e controle de tração. O visual é completamente novo e traz tecnologia de ponta, como para-brisa elétrico e, pasmem, o top-case é removível.
A Gold Wing 2018 será vendida em duas versões: a mais completa, chamada de Gold Wing Tour que terá a opção de câmbio DCT (dupla embreagem) de sete marchas; e outra Gold Wing, que não tem top-case e o para-brisa é menor, apenas com câmbio manual.
- Yamaha Niken
Embora a Yamaha tenha apresentado a Niken como um modelo de referência no Salão de Tóquio, tudo indica que a moto de três rodas (ou seria um triciclo?) será produzida em série. Primeiramente, porque a tecnologia Leaning Multi-Wheel (LMW) da Niken, na qual as duas rodas dianteiras se inclinam como em uma moto, já é empregada com sucesso em outros modelos como scooter Tricity. Em segundo lugar, porque esse já seria uma evolução do conceito MWT-9, mostrado no Salão de Tóquio 2015.
E, finalmente, porque a Yamaha revelou que a Niken utiliza a mesma base da MT-09, inclusive com o motor de três cilindros e 850cc da naked, além de suspensão ajustável e controle de tração. Um vídeo, divulgado nas redes sociais da marca, convida os internautas a “pilotarem a revolução” com uma chamada para o Salão de Milão, onde, acredita-se que a Yamaha revelará mais detalhes dessa moto de três rodas.
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Fotos: Divulgação
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