Especial: Cinco motos "reais" do Tokyo Motor Show 2017

Palco de conceitos revolucionários, Salão japonês também tem novidades que estarão nas ruas já no próximo ano

Por Alexandre Ciszewski

O Tokyo Motor Show, que abre as portas ao público nesta sexta-feira 27 de outubro e vai até o domingo, 5 de novembro, na capital japonesa, sempre foi uma vitrine de futuras tecnologias com conceitos revolucionários em duas e quatro rodas. Mas isso parece estar mudando. Os organizadores anteciparam a realização do evento bienal para o início de novembro, antes, portanto do Salão de Milão, e os fabricantes estão apresentando carros e motos “reais”, ou seja, que vão ganhar as ruas em breve.
 
A 45ª edição, realizada neste ano, reforçou esse posicionamento mais “comercial” do salão japonês. Apesar de conceitos e protótipos ainda serem as estrelas, muitos modelos de série chamaram a atenção do público. Selecionamos cinco motos “reais” mostradas no 45º Tokyo Motor Show e que devem chegar às ruas – até mesmo do Brasil – em breve.

Conheça:


- Kawasaki Ninja 400
Evolução da Ninja 250/300, o modelo de 400cc fez sua estreia mundial em Tóquio. O motor bicilíndrico de 399 cm³, comando duplo no cabeçote, e refrigeração líquida foi desenhado do zero. Embora tenha praticamente o mesmo tamanho do antigo motor de 300cc, produz mais potência: 45 cv a 10.000 rpm (contra 39 da Ninja 300). O chassi em treliça também é novo, assim como o conjunto de suspensões, formado por um garfo telescópico de 41 mm de diâmetro na dianteira e um monoamortecedor na traseira.

Com um estilo mais agressivo, com linhas angulosas e conjunto óptico duplo com LEDs, a Ninja 400 tem também um novo painel, mais completo, semelhante ao da Ninja 650. De tão real, apostamos até mesmo que a Kawasaki traga a nova Ninja 400 para o Salão Duas Rodas, que acontece em novembro em São Paulo (SP).


- Suzuki SV 650X
Nascida como um conceito, a nova versão “café-racer” da Suzuki SV 650 virou realidade em Tóquio. Com um estilo chamado de “neo-retro” pela marca, a SV 650X traz um moderno bicilíndrico em “V” de 75 cv, fixado em um quadro em treliça. 

Uma pequena carenagem sobre o farol e dois semi-guidões garantem o visual “café-racer”. Banco único com costura completa o tal estilo “neo-retro” e deve começar a ser vendida já em 2018 no Japão e na Europa.


- Kawasaki Z 900RS
A Kawasaki também embarcou na onda retrô e apresentou a nova Z 900RS em Tóquio. O novo modelo traz visual inspirado na lendária naked Z1 de 1972, mas com mecânica moderna. Seu motor de quatro cilindros é baseado na recém-lançada Z 900, porém retrabalhado para oferecer 111 cv de potência máxima e mais torque em baixos e médios giros. O quadro é em treliça, como na Z 900, com garfo telescópico invertido, na dianteira, e monoamortecedor horizontal, na traseira. 

Mas como toda clássica-moderna, a Z 900RS tem farol de LED e controle de tração. Freios ABS com pinças radias na roda dianteira completam o pacote de tecnologias atuais. Disponível em três opções de cores, a Z 900RS deve chegar ás lojas europeias no final deste ano. Há rumores de que a fábrica de Akashi mostrará uma versão café-racer do modelo no Salão de Milão, que começa em 9 de novembro, na Itália.


- Honda Gold Wing 1800
Nada mais “real” do que a renovada Gold Wing apresentada pela Honda no Tokyo Motor Show. Um dos modelos mais longevos ainda em produção – a primeira nasceu em 1975 – a luxuosa grã-touring foi redesenhada dos pés à cabeça, ou dos novos faróis em LED até o pneu traseiro de 200mm de largura.

O motor foi redesenhado e ganhou quatro válvulas em cada um dos seis cilindros e traz sistema “Idling Stop”, além de acelerador eletrônico e controle de tração. O visual é completamente novo e traz tecnologia de ponta, como para-brisa elétrico e, pasmem, o top-case é removível. 

A Gold Wing 2018 será vendida em duas versões: a mais completa, chamada de Gold Wing Tour que terá a opção de câmbio DCT (dupla embreagem) de sete marchas; e outra Gold Wing, que não tem top-case e o para-brisa é menor, apenas com câmbio manual.


- Yamaha Niken
Embora a Yamaha tenha apresentado a Niken como um modelo de referência no Salão de Tóquio, tudo indica que a moto de três rodas (ou seria um triciclo?) será produzida em série. Primeiramente, porque a tecnologia Leaning Multi-Wheel (LMW) da Niken, na qual as duas rodas dianteiras se inclinam como em uma moto, já é empregada com sucesso em outros modelos como scooter Tricity. Em segundo lugar, porque esse já seria uma evolução do conceito MWT-9, mostrado no Salão de Tóquio 2015. 

E, finalmente, porque a Yamaha revelou que a Niken utiliza a mesma base da MT-09, inclusive com o motor de três cilindros e 850cc da naked, além de suspensão ajustável e controle de tração. Um vídeo, divulgado nas redes sociais da marca, convida os internautas a “pilotarem a revolução” com uma chamada para o Salão de Milão, onde, acredita-se que a Yamaha revelará mais detalhes dessa moto de três rodas.

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Fotos: Divulgação

 


Fonte:
Agência Infomoto

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