Renovada, Honda Gold Wing 2019 é apresentada no Brasil

Fabricante revelou modelo com uma série de novidades e inicia pré-venda das duas versões disponíveis para o país na próxima semana

Por Gabriel Carvalho

Na noite da última quarta-feira (17), a Honda apresentou para a imprensa a linha 2019 da Gold Wing, a Grã-Turismo da fabricante. O modelo foi renovado e conta com uma série de novidades. São duas versões: a Gold Wing e a Tour.

Os diferenciais da versão Tour são a transmissão DCT de sete velocidades - na versão Gold Wing, a transmissão é de seis marchas - airbag, suspensão traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa), altura do para-brisa e top box adicional.

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Apesar de manter praticamente a mesma capacidade cúbica - passando de 1.832 cm³ para 1.833 cm³ - o propulsor boxer de seis cilindros ganhou o potência (126 cv contra 118 cv) e torque (17,34 kgf.m contra 17,0 kgf.m). Além disso, o motor está 6,2 kg mais leve e 33,5 mm mais curto que o anteiror.

O motor ainda pode ser ajustado em quatro modos de pilotagem – tour, sport, econ e rain. Acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e sistema Start&Stop integram o pacote de novidades na eletrônica.

O câmbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) pode ser utilizado no modo plenamente automático ou o piloto pode selecionar a marcha desejada através de comandos "+" e "–" situados no punho esquerdo do guidão. Uma novidade da transmissão é função inédita 'Walking Mode', que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré) para auxiliar em manobras de estacionamento.

O chassi, um duplo trave de alumínio fundido sob pressão, é novo é dois quilos mais leve que o anterior. O conjunto de suspensão também foi modificado: na dianteira, saiu o sistema telescópico tradicional e entrou um de duplo braço oscilante, no qual a função amortizante do sistema está separada do sistema de direção, o que resulta em 40% a mais de agilidade na ação do guidão, de acordo com a fabricante.

Na traseira, há uma balança de suspensão do tipo monobraço Pro-Arm conectada ao sistema Pro-Link. Tanto a suspensão dianteira como a traseira possuem ajuste eletrônico automático, de acordo com o modo de pilotagem selecionado.

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Os freios utilizam o sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de última geração, que distribui a potência de frenagem de acordo com o modo de pilotagem escolhido, assim como acontece com a suspensão. Na frente, cálipers de seis pistões atuam em dois discos de 320 mm, enquanto na traseira o cáliper é de três pistões e o disco de 316 mm. Os pneus são de 130/70 R18 na dianteira e 200/55 R16 na traseira.

No cockpit, destaque para o painel TFT de sete polegadas com tela colorida, que exibe informações sobre a motocicleta, sistema de áudio, navegação e do controle de tração HSTC(Honda Selectable Torque Control), além da regulagem de suspensão e do cruise control. Além disso, a nova motocicleta é compatível com o Apple CarPlay e tem a conectividade facilitada pela porta USB e Bluetooth.

A Gold Wing estará disponível nas cores cinza fosco para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a versão GL 1800 Gold Wing Tour. O preço público, base estado de São Paulo, sem as despesas com frete e seguro, é de R$ 136.550,00 na versão Gold Wing e R$ 156.550,00 na versão Tour. A pré-venda das motos se inicia no dia 22 de outubro e as primeiras unidades começam a ser entregues em fevereiro de 2019. Os modelos têm garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem e Honda Assistence em 5 países da América do Sul.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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