Qual seria a próxima DCT a desembarcar por aqui?

Se você fosse apostar na próxima moto com cambio DCT a desembarcar no Brasil, qual seria?

Por Trinity Ronzella

A Honda está sempre lançando novidades e pelo que andei pesquisando aqui, mais delas estão para cruzar o oceano e chegar por aqui.

 

Olhando o site da marca no Japão me chamou a atenção dois modelos que não temos por aqui: a custom Rebel CMX1100 e o scooter Forza 750. Ambos com câmbio DCT! A Rebel seria uma boa chegar por aqui, até porque no line up da marca no Brasil não tem nada no estilo custom. Já o Forza, seria quase o “irmão urbano” da X-Adv, ou seja, no meu ponto de vista, desnecessário. Mas, outra coisa me chamou a atenção, a NC 750X DCT!

 

Vamos fazer uma linha de raciocínio juntos:

No line up da marca, temos a X-Adv 750, um "scooterzão" incrível com câmbio DCT que encara qualquer estrada e, quem anda fica encantado. Lançou a Africa Twin 1100 MT e DCT que causou muito mimimi de quem emite opnião sem andar em relação ao câmbio automatizado mas, quem experimentou de verdade e, achava que não gostava, gostou.

 

Muita gente não lembra ou não sabe mas, já tivemos dois modelos de 1200cc com esse câmbio 

(em versões anteriores) que foram as Honda VFR 1200x Crosstourer, voltada para viagens on e off, e a VRF 1200F, uma versão mais touring com visual esportivo. Não tiveram muito sucesso pois, se hoje as pessoas ainda são resistentes, imagina 10 anos atrás! Quer ter uma idéia? Dependendo da sua idade vai lembrar da resistência em aceitar os carros automáticos no nosso país. Eu mesmo era um que, por ter 4x4 achava que o automático nunca substituiria o mecânico nas brincadeiras off road…eu estava enganado. 

 

Bom, tive a oportunidade de testar as duas em várias situações na época e achei demais! Elas chegaram no Brasil em 2012 se não me engano, mas foram lançadas em Milão no ano de 2011.

 

Em meados de 2021, chegou a Africa Twin 1100 DCT, ou seja, a idéia de uma grandona mais confortável,  sem estragar ou sujar o sapato trocando marchas a caminho do trabalho, que facilita demais a pilotagem no uso urbano e permite ter esportividade,  já estão rodando por aí e com boa aceitação.

Pois bem, aí pensamos na X-ADV 750, cambio DCT e temos a NC 750X no mercado que é uma moto ótima para cidade e viagens, mesmo motor… é questão de tempo para vir a NC 750X DCT, ou estou enganado?

Já disse a muitas pessoas que é só andar em uma Africa DCT e chegar a conclusão que é muito legal! E com uma NC não será diferente, pelo contrário! A facilidade de percorrer o trânsito que ela já tem, ser super econômica, ter espaço de carga no lugar do tanque de combustível já são motivos suficientes para pensar, agora com câmbio DCT? Sem ficar mudando de marcha?

Nesse vídeo da Honda Japão mostra a versão de 2021, ou seja, posso estar enganado mas, se tem a X-Adv e a África, trazer a NC com câmbio DCT seria uma ótima idéia! 

 

Além das pessoas poderem ter mais uma opção do modelo NC, ela é mais acessível, ou seja, se quiser “experimentar” esse tipo de câmbio, seria mais fácil de adquirir ou até, de proporcionar testes para usuários. 

 

Na minha ótica, essa mudança virá naturalmente e a dona Honda está construindo ou implantando uma filosofia cheia de vantagens e conforto com o DCT, sem perder a esportividade!

Façamos nossas apostas, eu, se fosse a Honda traria! E você, o que acha?


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br