Qual roupa vai escolher para dar um rolê?
Está difícil escolher o equipamento certo esses dias heim? Sai com frio, volta com calor, chove, enfim... Mas os franceses estão pensando a respeito. Quer ver?
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
E aí? Passando frio esses dias? Ou calor?
Está complicado sair de moto esses dias no Brasil mas, lá na Europa, os franceses mesmo com um clima bem diferente, pensaram numa alternativa.
Um dos fatores que incomodam o motociclista brasileiro está relacionado as roupas específicas para pilotar principalmente no dia a dia e para viagens, onde elas podem ser mais “folgadas”.
Para os proprietários de motos speed, os macacões são justos ao corpo e o movimento mais limitados, dificultando uma alternativa para enfrentar os diferentes climas.
Para nós aqui no Brasil, com as temperaturas quentes predominando e o frio com período mais definido, sofremos demais com as roupas específicas para motociclismo. Normalmente são muito quentes para nossa realidade.
Devido a diferentes regiões, também acontece muito de sairmos de uma temperatura, e, depois de alguns quilômetros, entrarmos em outra, nos obrigando a sempre andar com algumas alternativas de trocas nas malas, ou espaço para tirar algum forro.
Isso sem falar no guarda roupas que muitas vezes é o motivo de, digamos sutilmente, “conversas mais delicadas” com as esposas/maridos. Ou só eu que passo por isso?
Pensando nisso a empresa francesa Chill Ride desenvolveu um colete onde conseguimos controlar a temperatura, tanto para o frio, como para o calor! Bem semelhante, diz o fabricante, ao controle de temperatura de um carro.
Projetado para ser usado sob roupas de couro, a idéia é manter o motociclista com uma temperatura mais confortável de acordo com sua necessidade, sem o desconforto de tirar ou por camadas de roupas.
Assim como os carros usam água quente ou refrigerada no ar condicionado para alterar a temperatura de suas cabines, o sistema Chill Ride aquece ou resfria o fluido para mantê-lo mais confortável também, sem limitar seus movimentos.
No caso desse equipamento, o colete é apenas uma parte. Ele é feito de material fino e “respirável" , mas que está equipado com mangueiras finas e flexíveis feitas para transportar o liquido de aquecimento/resfriamento, não impedindo de colocar suas roupas de viagens por cima, para manter a segurança. Outro ponto é que o colete não contém peças rígidas que possam causar ferimentos.
A outra parte desse produto é montada diretamente na moto e é composto de uma bomba para circular o fluído, um aquecedor, dois trocadores de calor montados nas bengalas da moto, como um radiador.
Tudo isso é conectado a parte elétrica da moto, dispensando uma bateria específica mas, motos abaixo de 500cc, segundo o fabricante, não comportam.
O colete tem um conector que, plugado a uma peça com indicador de temperatura fixado no guidão, funciona regulando a temperatura.
A empresa está atualmente financiando o desenvolvimento do sistema via Kickstarter, onde a configuração pode ser encomendada por € 699.
No entanto, as entregas não devem começar até junho de 2022, presumindo que a empresa cumpra sua meta Kickstarter de arrecadar € 35.000 para o desenvolvimento contínuo do sistema e a mudança para a fase de produção.
Já conseguimos ouvir música, temos piloto automático, aquecedor de manopla e banco, conectamos o telefone…e agora até ar condicionado…
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