Produção e vendas de motos têm queda segundo Abraciclo

Pouca aprovação de crédito continua fazendo vendas de motos despencarem, em setembro produção caiu 26,5%

Por Paulo Souza

Não foi só o número de emplacamentos de motocicletas que vem caindo ao longo do ano, a produção e venda também permanece em queda. Segundo dados divulgados pela Abraciclo (associação dos fabricantes), no mês de setembro, a produção retraiu 26,5%, enquanto as vendas no atacado caíram 24,5%, em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, as vendas de motocicletas caíram 13,3% com 1.242.891 unidades vendidas contra 1.434.322 no mesmo período do ano passado. Na comparação com setembro do ano passado a redução nas vendas foi 33,9%, com 115.269 unidades contra 174.487. Em relação a agosto, o mês de setembro apresentou recuo de 18% nos emplacamentos (140.620).

Com a linha de crédito cada vez mais reestrita, os números vem despencando a cada mês. Entre o período de 2011 e 2012 houve queda de 32% nas aprovações, ou seja, cerca de 236 mil motocicletas deixaram de serem vendidas devido a este fato.

“Se forem oferecidas novas linhas de crédito, as classes C, D e E, que necessitam de parcelamento para aquisição de um veículo e correspondem a cerca de 85% das vendas, novamente terão acesso a uma motocicleta. Medidas como redução da tarifa de abertura de crédito, financiamento de até 100% do veículo, ou seja, sem entrada ou esta com baixo valor, e prazos mais longos para pagamento podem atrair novos consumidores e auxiliar na recuperação do mercado de motocicletas”, comenta José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

Mesmo com este cenário a Abraciclo espera ter um crescimento de 3% para o último trimestre de 2012. O motivo é o plano de financiamento que a Caixa junto com o Panamericano fizeram para motos acima de 100cc. Esta linha de crédito terá taxas de juros de 2,10% ao mês com prazo de até 36 meses para pagamentos em entrada.

De acordo com os dados apresentados, a queda nas vendas e produções se deve exclusivamente para o público de motos de baixa cilindradas, que representam cerca 85% do mercado nacional. Se compararmos o número de vendas somente com motos de maiores cilindradas o resultado é positivo, teve um crescimento de 13% entre 2011 e 2012.

Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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