Prévia para o mercado de motos em 2012

Perspectivas para o setor das duas rodas no país foram discutidas na XXI edição do Congresso Fenabrave

Por Aladim Lopes Gonçalves

A agenda da tarde do segundo dia do XXI Congresso Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), evento que acontece entre os dias 23 e 25/11 no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reuniu presidentes de associações de classe e da indústria para debater as perspectivas de negócios para o setor em 2012. Com o tema “Visão de 2012 pela Montadora”, Roberto Akiyama, presidente da ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares), abriu os trabalhos.

Roberto Akiyama apresentou um panorama atual da indústria brasileira, destacando aspectos do cenário macroeconômico e setorial de motos, categoria que vem se tornando popular em diversos aspectos, diante do perfil do condutor brasileiro. Ele também citou a necessidade cada vez maior de investimentos em tecnologia e sustentabilidade e ações para a segurança, a exemplo das já realizadas pela ONU e ABRACICLO, que envolvem os Estados em eventos da valorização da paz no trânsito.

No segundo bloco, representantes da ASSOHONDA (Associação Brasileira de Distribuidores da Honda), ABRACY (Associação Brasileira dos Concessionários Yamaha), ASSUZUKI (Associação Brasileira dos Concessionários de Motocicletas Suzuki) encerraram os debates. Moderado pelo vice-presidente da Fenabrave, Aldair Câmara, o debate levantou a questão “Como as concessionárias de motocicletas precisam se preparar para o ano de 2012?”. Dentre os vários tópicos mencionados pelos convidados da mesa redonda, ganharam destaque os investimentos em concessionárias multimarcas, a criação de novas fontes de receitas e a valorização do setor de usados e seminovos. “Só nos resta mexer na gestão de negócios. Cabe a cada marca treinar a sua rede de concessionárias, melhorar o modelo de negócio e o relacionamento com as montadoras”, concluiu Carlos Prata, presidente da ABRACY.

“Estamos em fase de consolidação dos números para 2012. Portanto, vamos nos basear nas melhores previsões e trabalhar para transformá-las em realidade. Já é possível concluir que o novo ano não deverá ser muito diferente de 2011. O segmento de duas rodas tem bastante potencial de crescimento e, aos poucos, a moto se torna o verdadeiro veículo popular”, finalizou Akiyama. 

Marcas mais desejadas de 2011
Uma votação realizada pela internet revelou a preferência dos consumidores em comerciais leves, caminhões, motocicletas, máquinas agrícolas e implementos rodoviários. O resultado apontou a  Volkswagen como a marca mais desejada em duas categorias do prêmio concedido pela Fenabrave, durante a solenidade de abertura do XXI Congresso Fenabrave. A fabricante foi a vencedora das categorias “Automóveis e Comerciais Leves” e “Caminhões e Ônibus”.

Na categoria “Motocicletas”, a vencedora foi a Honda; em “Tratores e Máquinas Agrícolas”, a Massey Ferguson, e no segmento “Implementos Rodoviários”, a marca mais desejada é a Randon. Em sua terceira edição, a premiação que consagra as empresas mais desejadas do ano em cinco categorias recebeu votos pela internet entre os meses de outubro e novembro.

Conheça as finalistas em cada categoria do prêmio “A marca mais desejada”:

Automóveis e Comerciais Leves
1º lugar – Volkswagen
2º lugar – Fiat
3º lugar – Toyota

Caminhões e Ônibus
1º lugar – Volkswagen MAN
2º lugar – Mercedes Benz
3º lugar – Scania

Motocicletas
1º lugar – Honda
2º lugar – Yamaha
3º lugar – Kawasaki

Tratores e Máquinas Agrícolas
1º lugar – Massey Ferguson
2º lugar – New Holland
3º lugar –  John Deere

Implementos Rodoviários
1º lugar – Randon
2º lugar – Guerra
3º lugar – Noma


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br