Pirelli Diablo Rosso IV: Testamos em pista molhada e seca
A convite da Pirelli fomos até o Circuito Panamericano para testar o novo pneu Diablo Rosso IV em diversas situações. Confira como foi o teste!
Por Igor Pinfildi
Por Igor Pinfildi
Com as coisas começando a voltar ao normal, tivemos recentemente a oportunidade de participar do evento da Pirelli para o lançamento do novo pneu Diablo Rosso IV. Confira o vídeo de lançamento:
E claro que isso não poderia acontecer em um lugar diferente do “laboratório” da Pirelli: O incrível Circuito Panamericano localizado no interior de SP. De cara tivemos muita sorte pois São Pedro estava do nosso lado, um dia ensolarado, perfeito para queimar petróleo e gastar borracha.
O pessoal da Pirelli pensou em tudo, desde o básico das normas sanitárias de acordo com os protocolos do COVID-19 e, até mesmo, um cartão de boas vindas personalizado com seu nome, detalhes que fazem a diferença.
Na chegada um delicioso café da manhã e após o cadastramento fomos para o auditório assistir a apresentação do Diretor de Moto Latam, Rutembergue Fonseca, que falou dos desafios e como foi o desenvolvimento do pneu.
Na sequência, Nathan Baranauskas trouxe um pouco mais de informações sobre os testes feitos com a nova geração do Diablo Rosso e adivinhem? Claro, que a Pirelli se superou de novo!
Muito importante destacar que o Rosso IV segue na mesma linha do Rosso Corsa com pneu dianteiro bi-composto e traseiro também bi-composto para medidas até 190/50 e tri-composto para 190/55 em diante, isso é tecnologia e mais segurança em todos os sentidos.
Ele fica atrás em questão de performance apenas do Rosso Corsa II e do Super Corsa SP V3 respectivamente.
Decidi que ao invés de eu trazer gráficos e números, prefiro dividir com vocês diretamente as minhas impressões dos pneus em ação.
Acho legal falar que já havia usado as versões anteriores deste pneu em minha moto de rua e isso ajudou muito na comparação.
Minha primeira entrada foi em pista seca certamente no asfalto mais incrível que temos hoje em território nacional, e me foi dada uma Ducati Monster 1200 (logo pra mim que amo as Italianas) de cara verifiquei as configurações eletrônicas para que eu pudesse testar ao máximo os pneus. E para tornar ainda mais divertido o passeio o instrutor era meu amigo Felipe Medeiros (digamos que anda alguma coisa, sabe o que faz). Isso foi excelente pois conseguimos imprimir um ritmo bacana e sentir todos os comportamentos do pneu
Eu sempre falo de calibragem, mas dessa vez o time da Pirelli estava lá e cuidando bem disso.
Após a diversão em pista seca, fomos para a pista molhada, nada de caminhão pipa, mangueiras ou balde de água a Pirelli tem um sistema de irrigação que reutiliza a água para não haver nenhum tipo de desperdício, coisa “Xique”.
Nessa entrada peguei uma Kawasaki Versys 1000 e quem anda de moto sabe como é na maioria das vezes andar na chuva.
De início fomos bastante cautelosos, mas em poucas voltas já estávamos com um ritmo muito bom, inclinação e a diversão comendo solta.
Quando finalizei essa etapa, achei que acabaria por ali a diversão e como uma criança eu queria “ir de novo”. Foi aí que um dos parceiros da Pirelli que já conheço de longas datas Brooklin Race Motos (https://www.brooklinracemotos.com.br) me ofereceu a oportunidade para dar uma volta na Yamaha R3 deles feita pelo famoso Xola, e eu como grande fã dessas baixas cilindradas em pistas não pude recusar.
Pilotei como se fosse minha, cotovelo não raspou no chão por capricho. Mas após esses últimos 20 mim, encerrei minha participação nas pistas e foi hora de bater papo com todo mundo que estava lá.
Foi um dia com experiências incríveis, poder andar nessa pista, com várias motos tops, rodeado por pessoas que entendem muito do nosso mercado e claro o pessoal da Pirelli que colocou a mão na massa para criar essa nova linha de pneus.
Acima, trouxe um pouco de como foi o dia, com o intuito de fazer com que vocês consigam imaginar como é um dia incrível desse em detalhe.
Vamos lá! Para quem diz que falo muito e quer saber simples e direto! Pneu TOP!!!
Para quem quer mais detalhes: em pista seca, após duas voltas de aquecimento o pneu está pronto para a diversão. Andei com o bi composto na R3 e tri composto na Monster 1200 e Versys 1000. A moto segura muito bem, tanto ao contornar uma curva quanto em frenagens. As transições ficaram fáceis e precisas. Na parte de pista seca tem também uma área que conta com vários tipos de pisos e irregularidades, onde permite testarmos a moto como se estivéssemos em um trecho repleto de buracos ou uma rua de paralelepípedos. Pudemos sentir claramente como a borracha auxilia nos solavancos. Creio que todos saibam que o pneu é nossa primeira linha de amortecimento, ou seja, o impacto vem nele para só depois a suspensão entrar em ação, por isso, é tão importante a escolha do pneu.
Pista molhada realmente para mim foi um ponto de destaque muito forte, como disse era pista com muita água e mesmo com uma moto pesada e com muito torque em nenhum momento houve intervenção do controle de tração, nenhuma rabiada na saída de curva ou susto frear.
Na reta oposta da pista molhada a moto atingia quase 200 km/h e mesmo assim, quando fazia a frenagem a 150m da curva, a moto estava bem firme! Quanto a inclinação, a confiança foi tanta que, após algumas voltas já estava pendulando e abrindo o joelho no molhado.
Definir o pneu em poucas palavras seria dizer que é um pneu urbano com apelo esportivo, ou seja, pneu perfeito para usar no cotidiano, mas que nos finais de semana, vira moto para diversão. Sem dúvida terá performance e durabilidade.
Não importa o tipo de moto, naked, big trail, maxi trail, esportiva e etc ele atenderá muito bem a necessidade no seco e principalmente no molhado.
Espero que tenham gostado, vou deixar aqui um pouco mais de infos técnicas e detalhes.
A linha DIABLO ROSSO™ IV consiste nas seguintes medidas, disponíveis a partir de agosto de 2021.
Descrição |
Disponibilidade |
Frente |
|
120/70 ZR 17 M/C (58W) TL |
Terceiro Trimestre 2021 |
Traseira |
|
160/60 ZR 17 M/C (69W) TL |
Terceiro Trimestre 2021 |
180/55 ZR 17 M/C (73W) TL |
Terceiro Trimestre 2021 |
190/50 ZR 17 M/C (73W) TL |
Primeiro Trimestre 2022 |
190/55 ZR 17 M/C (75W) TL |
Terceiro Trimestre 2021 |
200/55 ZR 17 M/C (78W) TL |
Primeiro Trimestre 2022 |
200/60 ZR 17 M/C (80W) TL |
Primeiro Trimestre 2022 |
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