Aos 68 anos é possível quebrar um recorde mundial usando moto?
Parece algo impensável mas, essa história é incrível e real! Virou até filme!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Quebrar um recorde de velocidade aos 68 anos? Dá para imaginar?
Ele saiu da Nova Zelândia com ajuda dos amigos, a moto foi preparada por ele, e bateu o recorde de velocidade, 54 anos atrás!
Modificando uma Indian de 1920 em sua casa durante 20 anos, na cidade de Invercargill, no Sul da Nova Zelândia, esse senhor de 68 anos na época surpreendeu a todos. Hoje, com a internet, ainda surpreende o mundo, quer saber porque? Se não conhece essa história, fique sabendo que:
1- Burt Munro sempre esteve ligado a velocidade, seja a cavalo ou competindo com moto
2- Sempre buscou superar limites.
3- A Indian Scout 600cc de 1920 usada por Munro para quebrar o recorde, atingiu a velocidade de 55 mph, por isso ele decidiu modificá-la.
4- Mesmo sem recursos financeiros, ele próprio trabalhou dia e noite para melhorar sua moto, chamada de “Especial de Munro”.
5- Na década de 40, ele quebrou vários recordes de velocidade na Nova Zelândia, sendo sua moto muita rápida e imbatível em seu país, no ano de 1950.
6- Enxergou, do outro lado do mundo, uma nova meta, correr no deserto de Bonneville, em Utah, nos Estados Unidos.
7- No decorrer dos anos, correu várias vezes em Bonneville Salt Flats, estabelecendo 3 recordes.
8- Em 1967 fez sua última viagem para aquele lugar tão importante para ele. Na época, sua obra de engenharia era tão exclusiva e modificada com componentes feito sob medida que duravam aproximadamente 10 minutos de corrida, necessitando de grande manutenção após isso.
9- Seu esforço e obstinação foram tão grandes que, em 1967, aos 68 anos, vindo da Nova Zelândia, entrou para história do motociclismo mundial ao estabelecer um novo recorde de velocidade para motos de até 1000cm3: atingiu a incrível marca oficial de 184,087 mph, o equivalente a 296,2593089 km/h com uma motocicleta Indian Scout Streamliner 1920.
10- Esse feito, em 2005, virou um filme incrível estrelado por ninguém menos que Anthony Hopkins. E vale muito assistir: Desafiando os Limites (The world’s fastest Indian).
11- Em 2017, no aniversário de 50 anos do recorde, a Indian Motorcycles fez uma homenagem a Burt, e, com uma Indian Scout 2017 chamada de Spirit of Munro Scout bem trabalhada por uma equipe técnica e pilotada por Lee Munro, (sobrinho neto de Burt), foi uma das atrações da 69ª Bonneville Speed Week. Iriam reproduzir a cena principal do filme e tentar bater o recorde.
12- Lee fez suas duas primeiras corridas num trecho curto de oito quilômetros, resultando em seu melhor desempenho no fim de semana com 307,83 Km/h (191,28 mph) mas, a corrida não foi computada devido a um erro técnico do marcador de tempo.
13- No dia seguinte, Lee e equipe fizeram mudanças na motocicleta, resultando em 299,99 Km/h (186,41 mph) em sua única corrida no dia, estava estabelecido o novo recorde.
Dá para imaginar tudo isso acontecendo na década de 50 em diante, sem internet e todas as facilidades de hoje?
Esse feito é realmente incrível e por isso achei que valeria a pena relembrá-lo para que mais pessoas tomassem conhecimento pois, com todas as facilidades e tecnologias atuais, fica mais impressionante imaginar as dificuldades superadas para realizar esse sonho.
Não desista!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário