Pirelli apresenta Circuito Panamericano, nova pista de testes da marca

Local conta com sete pistas e também estará disponível para eventos e track days

Por Gabriel Carvalho

Pirelli tem um novo campo de testes. Nesta terça-feira (18), a fabricante de pneus apresentou o Circuito Panamericano, localizado na cidade de Elias Fausto, município paulista localizado a 131 quilômetros da capital do estado de São Paulo.

Segundo a fabricante, trata-se do maior complexo multipistas de toda a América Latina. O projeto, criado em 2012, recebeu um investimento total de cerca de R$ 90 milhões e ocupa um terreno de 1.650.000 m², oito vezes maior do que o antigo campo de provas da fabricante, que ficava na cidade de Sumaré, também no interior paulista.

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De acordo com o comunicado divulgado pela Pirelli, o complexo, que conta com sete pistas diferentes, não será dedicado apenas a testes e desenvolvimento de produtos da marca, mas também poderá ser utilizado por montadoras e parceiros para a avaliações técnicas e outras atividades. 

O Circuito Panamericano conta ainda com dependências modernas, auditórios, salas de briefing e de reunião. Cada box do Circuito Panamericano ocupa 240m² e oferece na estrutura escritório climatizado, ar comprimido e portas automáticas. Além da estrutura moderna, o Circuito Panamericano prevê o reuso de toda a água utilizada no sistema automático de irrigação das pistas.

O Circuito Panamericano se junta aos outros 11 centros de desenvolvimento da Pirelli no mundo e a toda a equipe de desenvolvimento de pneus, que conta com cerca de 2 mil pessoas. Além de poder ser um local para lançamentos de carros e de motos, o Circuito Panamericano estará disponível para track days e cursos de pilotagem a partir de 2021. 

“O projeto desenvolvido pela Pirelli durante estes anos é impulsionado pela busca constante dentre as mais avançadas fronteiras tecnológicas da fabricação de pneus, com o emprego crescente da digitalização dos processos industriais e o foco no segmento High Value, assim como pela evolução da indústria automobilística e pelas novas exigências do consumidor”, disse Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América do Sul.

“O Circuito Panamericano é maior e mais versátil em relação à antiga pista de provas, graças à estrutura multipista que permite a realização de um número maior e mais sofisticado de testes, otimizando também o tempo de desenvolvimento. A estrutura lança mão da tecnologia de ponta disponível no setor para reforçar o desenvolvimento dos produtos da Pirelli e dos parceiros, em prol do consumidor”, acrescentou Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.


Foto: Pirelli/Fernanda Freixosa

Confira as sete pistas do Circuito Panamericano:

1. Pista de Dry Handling (extensão de 3.400m): traçado para testes de dirigibilidade e performance em pista seca, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.

2. Pista de Wet Handling (extensão de 2.000m): pista para testes de dirigibilidade e performance com pista molhada artificialmente, onde os veículos são submetidos a manobras feitas no limite de aderência dos pneus.

3.Pista Steering Pad (quatro raios diferentes de 40m, 43,7m, 47m e 50,5m): é o traçado onde se realizam os testes de aceleração lateral em pista seca ou molhada, avaliando o limite máximo de aderência lateral dos pneus.

4. Pistas de Comfort (extensão de 715m): é aqui que acontece os testes de NVH (Noise, Vibration and Harshness – ou Ruído, Vibração e Aspereza). A partir desta pista, são feitas avaliações subjetivas graças à experiência dos pilotos de teste da Pirelli ou objetiva por meio de instrumentos sofisticados de medição.

5. Pistas de Testes Especiais (extensão de 2.500m): são traçados que permitem a maior variedade de testes. São testes objetivos (com a utilização de instrumentos de medição) em que se destacam: aquaplanagem em curva e reta, frenagem em pista seca e molhada, impacto contra guia, mensuração da área de contato do pneu com o solo, detalonamento, ruído Interno (em 6 tipos diferentes de superfícies), entre outras possibilidades. Estas pistas possuem certificação ISO 23.671:2015

6. Pistas de Ruído Externo (extensão de 1.000m): possui duas áreas de medição certificadas pela ISO 10.844:2014.  Nelas, são feitos testes em que se capta o ruído externo ao veículo, em conjunto com equipamentos como o coast-by-noise e pass-by-noise.

7. Circuito off-road (extensão de 1.900m) – dirigibilidade, controle e tração em várias condições de off-road (terra, lama, grama).


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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