Piaggio Ape completa 60 anos

Quase dois milhões de unidades da marca já foram vendidas na Europa em suas três versões.

Por André Jordão

Aldo Tizzani

Mix de scooter e veículo de transporte, o Piaggio Ape sempre fez sucesso para percorrer as ruas estreitas das medievais cidades italianas. O Piaggio Ape – mix de scooter e veículo de transporte – comemora 60 anos.

O desenho não é tão jovial assim, porém sua versatilidade de rodar em vielas estreitas para transportar pequenas cargas e pessoas faz deste veículo um ícone em todo o mundo, já que as suas três rodas sempre se mantiveram em sintonia com a evolução dos tempos – principalmente como uma opção barata em tempos de crise.

No pós-guerra, o histórico veículo foi o responsável pelo desenvolvimento econômico italiano. Hoje, 60 anos depois do início da produção, quase dois milhões de unidades do Ape já foram vendidas em toda a Europa. Detalhe: o Ape é produzido nas fábrica da Piaggio Pontedera (ITA) e também em Baram, na Índia.

Em produção desde o final de 1948, dois anos após o início das atividades da Vespa, o Ape agora faz parte do mix de produtos da nova divisão de Veículos Comerciais do Grupo Piaggio.

Liderada por Franco Piaggio Fenoglio, este novo módulo de negócio transformou o versátil modelo em um veículo mundial disponíveis em três versões: Ape, Porter e Quargo.

Para o mercado europeu, o Ape é produzido nas versões de 50cc, 218cc, ambas a gasolina, e a de 422 cc, movido a diesel.

Tamanho compacto, extrema maneabilidade, baixo custo de aquisição e manutenção e boa capacidade de carga são as principais características que fazem deste veículo sucesso de público, crítica e vendas.

Ao longo do tempo, o Ape sofreu várias alterações, porém sua filosofia de versatilidade foi inalterada. O veículo é uma referência para o Grupo Piaggio.

Em função de seu mix, a linha Ape vem ganhando espaço em mercados fora da Itália. Na contra-mão da crise mundial, o volume de vendas dos três modelos apresenta crescimento de mais de 10% se comparado com 2007.

De janeiro a setembro já haviam sido comercializados 140 mil unidades das versões de três e quatro rodas. Resultados positivos em vários mercados, particularmente na Alemanha e na França.

Mas o sucesso do Ape vai muito além das fronteiras do velho continente. Parece brincadeira, mas o veículo é realmente um sucesso mundial. Desde 1999 é produzido nas versões diesel de 501cc e 601cc fabricados e comercializados também para o mercado indiano.

O modelo de três rodas é o líder absoluto na Índia, com mais de 150 mil unidades vendidas/ano. Além disso, todos os novos motores estão em perfeita sintonia com os mais rigorosos padrões europeus em termos de emissões.

Linha do tempo

1948 – Lançamento do Ape. Preserva as principais características estruturais e folosóficas dos modelos Vespa. Já com três rodas, o modelo está equipado com motor de 125cc.

1952 - O motor passou para 150cc. O Ape ganhou nova versão. O mini-caminhão podia transportar até 350 quilos de carga.

1958 – O modelo passou por uma mutação. Ficou maior e com motor de 170cc. O modelo ganhou cabine, pára-brisa e cinco rodas.

1961 – É lançado o modelo Pentarò, que teve sua capacidade de carga aumentada para 700 kg.

1969 – Nasceu o Apino, um veículo comercial de apenas 50 cc.

1971 – Chega ao mercado a revolucionária versão “carro”. Com visual moderno, o veículo estava equipado com motor dois tempos de 220cc.

1982 – Com um projeto completamente novo, assinado pelo designer Giorgetto Giugiaro, o Ape Giugiaro teve suas dimensões aumentadas. Além disso, a versão ganhou novas suspensões - braço oscilante independente - e rodas de 12 polegadas.

1984 – O Ape ganhou novos motores a diesel. O modelo é equipado com um propulsor de 422cc, cinco velocidades e injeção direta de combustível.

1994 – Destinado ao público jovem, nasce o Ape Cross, de 50cc, equipado com um roll-bar, espaço para bagagem e cores vibrantes. 

2007 – A Piaggio introduziu no mercado uma séria limitada (999 unidades) do Calessino, modelo que conta com desenho retro, inspirado nos Anos 60.


Fonte:
Agência Infomoto

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