Setor apresenta ligeiro aumento na produção

Segundo a Abraciclo, foram fabricadas 81.494 motos em fevereiro, 9,6% a mais do que em janeiro.

Por Leandro Alvares

Conforme previsões anunciadas no final de 2008, após as reduções verificadas no primeiro mês do ano a indústria brasileira de motocicletas apresentou leve crescimento na produção.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo), em fevereiro foram fabricadas 81.494 unidades, 9,6% a mais do que no mês anterior.

Apesar da diminuição de 4,6% sobre as vendas do mês de janeiro, que teve 21 dias úteis, em fevereiro foram vendidas 92.335 motocicletas, em 17 dias úteis. Quando comparados os números da média diária de vendas, o crescimento do mês do carnaval sobre o anterior foi de 18%.

No entanto, no comparativo entre os meses de fevereiro de 2008 e 2009, a queda é de 42,1% nas vendas e de 51,5% na produção. “Os números registrados confirmam as previsões iniciais de um difícil trimestre para o setor, em meio ao cenário de crise financeira mundial e restrições ao crédito”, afirma Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo.

“Ainda assim, continuaremos reunindo esforços para viabilizar medidas que visem alavancar o crescimento para os próximos meses e alcançar o patamar dos anos anteriores”, acrescenta.

As vendas para o mercado externo em fevereiro apresentaram aumento de 46% comparado aos números de janeiro. Porém, as 7.582 motocicletas exportadas representaram queda de 28,8% em relação às unidades comercializadas em fevereiro de 2008.

Os dados da Abraciclo são baseados no desempenho de suas oito associadas: Honda, Yamaha, Kasinski, Harley-Davidson, Sundown, Dafra, Traxx e Bramont.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br