Patente sugere suspensão semiativa
Tecnologia: Repleta de sensores, Honda CRF é usada em patente como base para suspensão eletrônica
Por Gian Calabrese
Por Gian Calabrese
Com imagens que se referem a diversos sensores posicionados numa CRF450R, a patente revela o desenvolvimento de um sistema eletrônico capaz de se adaptar através de sensores a velocidade e amplitude das suspensões dependendo do caminho a ser percorrido.
O sistema já é uma realidade na produção de modelos de alta cilindrada on e off road. A tecnologia garante a melhor calibração da suspensão oferecendo maior conforto, estabilidade e performance da moto.
Neste caso, a Honda utilizou uma CRF450R como revelam os desenhos das patentes.
Com base em mapeamentos predefinidos, um software é capaz de reconhecer imediatamente e, portanto, prever o tipo de terreno que está sendo enfrentado, e intervir de acordo necessidade de regulagem das suspensões em tempo real.
A marca já utiliza da suspensão semiativa em modelos top de linha, como a superesportiva CBR1000RR SP2 que oferece o sistema Smart EC da Öhlins que em milisegundos ajusta automaticamente dependendo do modo de pilotagem escolhido, ou eletronicamente a forma da compressão e retorno do amortecedor escolhidos pelo piloto.
O desenvolvimento da tecnologia deve beneficiar mais motociclistas e abranger a tecnologia para mais modelos do lineup.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário