O que é o que, nas motocicletas elétricas e suas funções. Parte 3 de 4
Vamos falar de consumo das motos elétricas...
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
O futuro é elétrico, conforme os estudos é esperado que 55 milhões de motocicletas e scooters elétricos serão vendidas globalmente até 2024.
Para continuar a sequência O que é, o que é nas motocicletas elétricas, vamos falar do consumo das motocicletas elétricas.
Em uma motocicleta com motor a combustão o consumo é medido em litros por 100 km (l/100 km), em uma motocicleta elétrica o consumo é calculado pelos quilowatts-hora (kWh) gastos a cada 100 km. Ou seja, kWh/100 km.
Para dar vida aos veículos elétricos, muitos tipos de baterias foram desenvolvidos, mas sem dúvida hoje os mais avançados e comuns são as baterias de íons de lítio.
Essas baterias tem uma relação muito boa entre desempenho, peso e vida útil, e não têm “efeito memória” (que reduz a capacidade de uma bateria após receber cargas incompletas) e destacam-se pela maior densidade energética por centímetro cúbico. Se compararmos com as baterias de chumbo, pesam quatro vezes menos.
Recentemente a empresa americana Lightning Motorcycle Corporation (um fabricante americana de motocicletas elétricas), e a empresa brasileira, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), fizeram uma parceria para usar o Nióbio e desenvolver tecnologias para baterias com maior capacidade de energia, mais leves e com menor tempo de recarga. Além de usar o próprio Nióbio, como liga para construir as partes metálicas da moto, o que vai torná-la mais resistentes e mais leve.
Em uma motocicleta com motor a combustão falamos dos litros de combustível que cabem em seu tanque. Em uma motocicleta elétrica nos referimos à capacidade de uma bateria em quilowatts/hora (kWh), ou seja, a potência em quilowatts sustentada por uma hora. Quanto maior o número de kWh de uma bateria, mais energia ela pode armazenar em seu interior.
Esse termo é o mesmo usado nas motocicletas a combustão. Mas na moto elétrica, autonomia é a distância que podemos percorrer com a energia acumulada na bateria da motocicleta após uma única carga, e é uma variável condicionada por vários fatores, como a velocidade, peso, e até mesmo a temperatura ambiente. É medida em quilômetros.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário