O que é o que, nas motocicletas elétricas e suas funções, parte 2 de 4
Mais informações sobre o que, cada vez mais, será comum nas duas rodas.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Dando sequência aos estudos de motocicletas elétricas vamos falar hoje sobre os motores elétricos. Perdeu a primeira parte: O que é, o que é nas motocicletas elétricas, leia aqui.
Um ampere hora, ou Ah, é uma unidade de carga elétrica. Ou seja, a quantidade de eletricidade que passa por um condutor através do qual circula uma corrente contínua de um ampere em uma hora de tempo.
Todos sabemos o que é uma bateria, mas devemos ter em mente que é praticamente a parte mais importante de uma motocicleta elétrica. Muitas coisas vão depender dela, como autonomia, entrega de energia ao motor, peso e até mesmo o design da motocicleta.
É um elemento básico porque a energia elétrica se acumula nele na forma de energia química e sai novamente como energia elétrica. Para isso, baseia-se em um sistema de pequenas células capaz de fornecer uma diferença de tensão específica.
O torque máximo representa a força máxima que o motor é capaz de transmitir a um eixo que gira sobre si mesmo. É medido em Nm (Newton metro) e nas motos elétricas a entrega é imediata e desde o primeiro momento, pois o motor não precisa atingir um certo número de rotações para atingir o seu melhor desempenho, como acontece nas motos de combustão.
Para se ter uma ideia da diferença, uma moto 125cc com motor a combustão tem torque máximo em torno de 11 Nm, enquanto em uma Triumph Rocket 3 de 2.500cc tem 221 Nm. Existe muita diferença quando os motores são maiores. Nas motos elétricas, uma scooter como a Vespa Elétrica tem um torque máximo de 200 Nm enquanto uma moto que compete no campeonato do mundo da Moto E tem um torque de 215 Nm. Quase o mesmo.
Certamente esse termo nos é familiar, pois nas motocicletas a gasolina essa unidade é cada vez mais usada para falar sobre a potência de seus motores. Um quilowatt é uma unidade de potência que equivale a 1.000 watts e é usada para medir a potência dos motores. Sua equivalência com CV é 1 kW = 1,36 CV.
Se kW se refere à potência, kWh se refere à quantidade de energia que uma bateria, motor ou carregador pode transferir. Ou seja, quanta potência, em kW, é transferida em um determinado período de tempo (1 hora).
Com essa medida, podemos saber quanta energia é necessária para manter um dispositivo de 1.000 watts funcionando por uma hora. Isso nos ajuda a conhecer a capacidade de uma bateria e saber quanto tempo leva para carregar.
Além disso, também vale a pena conhecer a autonomia de uma motocicleta, pois se tivéssemos uma bateria de 60 kWh e um consumo de 15 kWh, ela teria autonomia de 4 horas. Mas as motos elétricas ainda não chegaram a esses números.
Nas fichas técnicas das motos elétricas, é possível ver potência máxima e potência nominal. Isso pode nos enganar, porque em uma motocicleta a combustão sempre falamos de potência máxima em um certo número de rotações. Então, qual é a diferença entre potência máxima e potência nominal nas motos elétricas?
A potência máxima é aquela que o motor da motocicleta pode oferecer e suportar em um determinado momento. Ou seja, o pico máximo que ele pode atingir sem causar problemas para seus componentes.
Enquanto a potência nominal é a potência na qual o motor pode trabalhar continuamente, ou seja, a potência que usamos regularmente.
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