Nuda 900R inaugura nova fase da Husqvarna
Pertencente ao Grupo BMW, marca sueca une em sua nova moto o estilo Husky com a tecnologia da fabricante alemã
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
André Jordão
A estratégia de marketing da BMW, detentora da Husqvarna, permitiu aos motociclistas de todo o mundo conhecer a Nuda 900R antes mesmo do Salão de Milão deste ano — a 69ª edição do EICMA acontece de 8 a 13 de novembro. Primeiro projeto “assinado” pela marca alemã para a Husqvarna, de origem sueca, a Nuda carrega componentes que farão o piloto lembrar sempre da BMW. Isso porque o propulsor que equipa a Nuda é oriundo da linha F 800 da marca bávara. O motor dois cilindros paralelos foram retrabalhados, redimensionados (900 cm³) e a potência máxima deve ultrapassar os 100 cavalos.
Deve, pois os dados técnicos da nova motocicleta de rua da Husky não foram divulgados. Entretanto, já sabemos que a Nuda terá duas versões: a Nuda 900 e a Nuda 900R. Sendo a versão R a mais requintada, com garfo dianteiro Sachs, amortecedor Öhlins e freios da grife Brembo, além de itens em fibra de carbono. Já a Nuda 900 trará equipamentos não tão “nobres” e um design menos radical.
Apresentação atípica
Aguardada como novidade no EICMA 2011, a Nuda 900R surpreendeu. A aparição se deu no Innovation Day BMW, realizado em julho, junto com novas tecnologias e um scooter elétrico na marca alemã. Claro que a grande estrela foi a Nuda.
Todavia, parece que a BMW quis marcar território, já que as informações técnicas não acompanharam o lançamento. Sabemos que a Nuda terá um propulsor que ultrapassará os 100 cv, mas não seu torque.
É certo que a ciclística da Nuda 900R, montada sobre um quadro de treliça, terá garfos dianteiros Sachs com tubos de 48 mm, mas não foi divulgado seu curso. Os amortecedores serão Öhlins e totalmente ajustáveis. O conjunto de freios também segue a “moda” e a grife Brembo equipará a Nuda 900R com pinças de fixação radial, mas não sabemos o diâmetro do disco. Mas deve beirar os 300 mm.
Toda essa tecnologia terá a missão de entregar ao piloto uma moto confiável, característica primordial da BMW Motorrad. Sendo assim, os 175 quilos a seco da Nuda devem ser bem equilibrados, deixando a cargo do motociclista a escolha pela tocada que achar mais divertida.
Da terra para o asfalto
Famosa pelo seu desempenho no fora de estrada, a Husqvarna “está escrevendo um capítulo novo e importante em sua história”. Isso porque o Grupo BMW deu novas diretrizes às motocicletas suecas e a Nuda 900R é uma prova disso. Inclusive a marca faz questão de lembrar que antes de se tornar um sucesso nas pistas de motocross, a Husqvarna produziu motos de rua. Mas não como agora.
Aliando a alma Husky com a tecnologia BMW, a Nuda tem tudo para incomodar suas concorrentes, que, principalmente, acreditamos ser a KTM. O intuito do Grupo BMW é utilizar a Husqvarna para atrair jovens motociclistas e, por isso, a Nuda reúne qualidades para ser muito divertida.
Sem saber seu preço sugerido e qual a gama de cores a Husqvarna disponibilizará para a Nuda, aguardamos a BMW despir as curiosidades e, com o perdão do trocadilho, deixar todo projeto da Nuda sem roupa, ou sem nenhuma dúvida técnica.
Fotos: Divulgação
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