Nova MV Agusta F4 RR traz motor de 201 cv

Superesportiva italiana ganha motor de quatro cilindros em linha ainda mais potente

Por Aladim Lopes Gonçalves

Arthur Caldeira

Máximo desempenho. Esse foi o objetivo dos engenheiros da MV Agusta ao projetar a nova versão da F4. Chamada de RR Corsacorta, a superesportiva da casa de Varese foi apresentada em 10 de maio com o que há de mais moderno no mercado de motocicletas. Conta com um novo propulsor mais potente construído em materiais nobres, suspensões de última geração e muita tecnologia embarcada.

Apesar da mesma arquitetura – quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, 16 válvulas e refrigeração líquida -, o motor é completamente diferente do utilizado em outras versões da F4. Com exceção do bloco, o propulsor foi completamente redesenhado com o objetivo de se extrair o máximo dele. O virabrequim é novo e mais leve com menor massa inercial.

Mas a grande mudança mesmo está no diâmetro e curso dos pistões. Eles estão com um curso menor, como denuncia o nome (corsacorta significa curso curto em italiano), e um diâmetro maior. Agora são 50,9 mm de curso e 79 mm de diâmetro – contra 55 mm e 76 mm do motor anterior. O grande benefício na prática é que o motor pode atingir rotações mais altas e “girar” até estratosféricos 13.700 rpm. Mas a potência máxima de 201 cavalos chega a 13.400 rpm! A capacidade cúbica é praticamente a mesma, ou seja, 998 cm³.

Mas essa não é a única novidade deste quatro cilindros em linha. Para garantir a alimentação adequada em altos giros, a MV Agusta também alterou o diâmetro dos dutos de admissão e exaustão, além de equipar a nova F4 RR com válvulas de titânio. Um acelerador eletrônico ainda comanda um sistema de dutos de ar variáveis (já utilizado em modelos com a nova Yamaha R1), para alimentar essa potente superesportiva.

A eletrônica ainda aparece no controle de tração, agora com comando no punho, e dois mapas de gerenciamento do motor.

Ciclística
O quadro e o monobraço traseiro são exatamente os mesmo da versão anterior da MV Agusta F4. Porém para melhorar ainda mais seu desempenho nas pistas, a RR conta infinitas possibilidades de regulagens. Desde a suspensão, essencial para uma moto de corrida, até a possibilidade de se ajustar o ângulo da coluna de direção e até mesmo do ponto de fixação do monobraço traseiro.

No conjunto de suspensões, a MV Agusta empregou o que há de melhor da marca Öhlins. Garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm de diâmetro e revestimento de titânio nitrido para garantir progressividade – uma combinação que proporciona agilidade, porém sem comprometer a estabilidade do conjunto. Oferece ainda múltiplas possibilidades de regulagem.

Na traseira, o amortecedor Öhlins Racing TTX 36 que, segundo a fábrica italiana, é o melhor do mundo. Permite, além das regulagens de compressão, retorno e précarga da mola, ajustar a altura da posição de pilotagem.

Completam o conjunto aros de alumínio forjado que, de acordo com a MV Agusta, pesam 1 kg a menos do que os anteriores feitos em liga de alumínio.

Jóia rara
Equipada com o que há de mais moderno no mercado, a nova MV Agusta F4 RR tem o preço de uma verdadeira jóia: 22.900 Euros na Itália, cerca de R$ 53 mil. Só para comparar, a BMW S 1000RR sai por 16.500 Euros naquele país. A nova MV Agusta F4 RR chega às concessionárias italianas no final de maio em duas novas cores: vermelha e branca e branca perolizada.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

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