Moto ou Scooter, qual escolher?

O mundo está aderindo ao scooter, mas, ele serve para tudo? Ou a moto é indispensável?

Por Trinity Ronzella

O que compro? Uma moto ou uma scooter?

Essa é uma pergunta que escuto com certa frequência pois muita gente quer a praticidade da scooter com a versatilidade da moto. Como assim?

A scooter tem rodas menores, são mais baixas e a suspensão não são o foco principal, obviamente que existem exceções, mas, estamos falando das scooters de entrada, 125, 150 e 200cc. Elas realmente tem uma proposta muito boa mas tem alguns pontos mais vulneráveis.

Outra vantagem são os porta objetos nas scooters - Foto: Divulgação

 Se pensar em economia e praticidade, a scooter é imbatível porque, além de muito econômica, ainda tem como vantagem principal, o grande espaço para guardar bagagens diversas em baixo do banco. Algumas tem suporte para pendurar uma sacola de supermercado ou  bolsa por exemplo, entre as pernas. O piso plano é outra facilidade que trás mais conforto, como acomodar os pés e pernas relativamente abrigados e protegidos de água e sujeiras e cabe sempre uma mochila, uma caixinha por ali… Ela também é menos visada que as motos de entrada, o que dá mais tranquilidade. Outro ponto é a  facilidade de pilotar, pois não precisa trocar marchas, basta  acelerar e frear, com isso, muito mais fácil de aprender  e ganhar confiança, além também de correr menos. Devido a isso, as pessoas tem buscado bastante a scooter para usar como veículo para ir ao trabalho.

 

O espaço sob o banco é uma vantagem para as scooters - Foto: Divulgação

 

Já com as motos, a coisa é diferente.

Primeiramente o câmbio e a embreagem são pontos que assustam os novos usuários. Embreagem na mão e marcha no pé? É exatamente o contrário dos carros! Hoje os automáticos dominaram mas, continua invertido em relação às motos.

Outro ponto que as motos perdem em relação às scooters é a respeito de transporte de “coisas”. Supermercado por exemplo: Onde pendurar a sacolinha sem comprometer a segurança? Parei no shopping, onde deixo meu capacete? Necessariamente se coloca um baú para acomodar alguma bagagem mas, ainda assim, o espaço embaixo do banco é um trunfo imbatível das scooters! Economia é outro fator que pesa!

Baú para colocar na moto é a alternativa para carregar algo com mais segurança - Foto: Divulgação

 

Parece bobo mas, quem usa moto com frequência tende a desgastar muito os calçados do lado esquerdo, devido às mudanças de marchas. Ela é feita com o peito do pé e, muitas vezes, estragam os calçados. Muitos usuários trocam a marcha com o calcanhar para preservar o tênis, outros colocam capa de couro no câmbio.

Protetor de calçado para não estragar - Foto: Divulgação

 

Obviamente que existem vantagens como as rodas maiores e suspensões com cursos mais longos que enfrentam os obstáculos “naturais” da cidade (entenda buracos e valetas), atingem velocidades maiores trazendo mais segurança para pegar uma estrada, ou seja, é muito boa também, além de, mesmo consumindo mais, tem uma autonomia maior devido a capacidade do reservatório de combustível.

 

Motos pequenas comparadas com scooter pequenas, enfrentam estrada com mais segurança - Foto: Divulgação

 

Qual eu compro?

É um exercício simples, primeiramente defina o objetivo da compra:

1- Vai pegar estrada? - Se a resposta for sim, comece a olhar mais para uma motocicleta.

2- Só para ir e vir do trabalho? - A scooter pode ser a melhor alternativa, mas prática.

3- Quero usar na cidade e pegar uma estrada no final de semana?  Acho que iria de moto, mais seguro.

4- Quer deixar o carro guardado para tarefas urbanas? Eu iria de scooter, pois é mais prática.

5- Precisa economizar? Vai de scooter, mas não vá querer andar com a rapidez de uma moto, a economia vai embora.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br