O Dakar 2023 já é realidade! Muitas novidades para essa edição!
A mais famosa prova de Rally do mundo já tem trajeto definido e novidades.
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Com um roteiro levando os competidores das praias do Mar Vermelho, às areias do Golfo Pérsico em Dammam, serão 14 etapas na competição. Passarão pelas montanhas do noroeste para, só depois seguir para o sudeste profundo, com três dias pelo “mar de areia”.
Os competidores chegarão a Arábia Saudita perto da praia, em um clima de confraternização, onde toda a caravana será acomodada durante as vistorias técnicas e administrativas. Elas acontecerão no final de novembro em Castellet e, com entretenimento e áreas de convívio e interação a beira mar, tomando essa área do deserto.
Serão 14 etapas + 1 prólogo, somando 15 dias de competição. A maioria de suas etapas terão aproximadamente 450 km, sendo 70% delas itinerários novos. Deslocamentos mais curtos, com a linha de chegada mais perto de onde dormirão. Serão quase 5.000 km de etapas especiais, a maior distância desde 2014.
Serão três dias na imensa região do território saudita , conhecido como "Empty Quarter” da Península Arábica. As edições anteriores mostram uma pequena parte dessa região, mas dessa vez a imersão será maior, pois serão 3 dias de uma etapa maratona nesse território.
Com os melhores competidores do planeta reunidos em um desafio como esse, além dos entusiastas que encaram o desafio sem pretensão, o simples fato de estarem juntos numa prova como essa já é motivo de orgulho. E isso será recompensado com bônus valiosos.
O papo de ir “mochilando”, uma gíria das provas de enduro e rally, que significa que está seguindo o competidor da frente será mais difícil pois terão rotas diferentes distribuídas aleatoriamente. Ou seja, se sua rota for A, não tem porque você estar no roteiro B, além de perder seus pontos de passagem e serem punidos.
Fato corriqueiro no Dakar são os pilotos antes de cruzarem a linha de chegada, arrumarem algum motivo para uma parada. O fato é que, quem chega primeiro , sai primeiro no dia seguinte, o que não é necessariamente uma vantagem pois, a navegação tem que ser precisa e toma mais tempo, além de facilitar a vida de quem vem depois. Esse ano existirá uma compensação de tempo para quem largar na frente.
Todos os competidores usarão Tablets! Depois de vários testes em carros e caminhões, agora é realidade. A tecnologia chegou para ficar!
O Dakar Classic terá alterações também devido à diferença de velocidade de carros mais antigos com os da década de 90. As velocidades médias serão diferentes e terá duas categorias para separar de uma maneira mais justa os competidores: "Authentic Codriver Challenge" para veículos que entrarem sem instrumentos modernos de regularidade; e "Iconic Classic Club" para veículos originais que participaram no Dakar no século XX, excluindo assim todas as “réplicas".
Foram 140 veículos em 2022 e agora o limite é de 150 inscrições.
Os elétricos continuam e novos projetos estão sendo construídos devido ao sucesso de 2022.
Assista abaixo um resumo com os melhores momentos do Dakar 2022, acredite, as imagens estão maravilhosas, não deixe de assistir!
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário