Corgi Motorcycle Co Ltd trouxe a Welbike para o uso civil.

De máquina de guerra, para as lojas de departamento americanas.

Por Trinity Ronzella

Na semana passada apresentamos a Welbike, uma scooter  exclusivamente desenvolvida para o uso militar, aliás, um uso bem específico! Se não viu a matéria, vale se inteirar do assunto, é bem rápido e interessante, CLICA AQUI QUE VOCÊ CHEGA NELA RAPIDINHO E ENTENDE MELHOR DO QUE TRATAREMOS AQUI.

 

Brockhouse Corgi Motorcycle 1950 Propaganda - Foto: Divulgação

 

Bom, partindo do princípio que você leu a matéria do link acima, seguimos…

Com o final da guerra, John Dolphin, achou que sua invenção poderia “alçar vôos mais longos”  e fundou a Corgi Motorcycle Co Ltd em 1946, uma fabricante de motocicletas britânica com sede em Southport, que produzia scooters de 98 cilindradas, desenvolvida por ele mesmo anos antes, a Welbike.

Brockhouse Corgi Motorcycle 1953 Mk III - Foto: Divulgação

 

O objetivo da Corgi era desenvolver uma versão civil da Welbike, mas dessa vez, sem a intenção de ser lançada de pára-quedas e sim para facilitar o transporte da população civil. Surge a Brockhouse Corgi!

A grande diferença dessa nova versão era a robustez, visto que, não seria necessário lançá-la de paraquedas ou carregá-la nas costas desembarcando de um navio, por isso, o peso poderia ser maior que os 32 kg da original. Isso permitiu que o quadro fosse reforçado e o tanque de combustível voltasse para a posição tradicional, ou seja, entre o guidão e o selim. Os modelos eram parecidos: continuaram com a proposta de serem dobráveis, tinham rodas pequenas, motores dois tempos de 98 cc e só uma marcha.

 

Brockhouse Corgi Motorcycle 1954 - Foto: Divulgação

 

Inicialmente ela pegava no tranco mas, a Mark 2 já veio com um Kick Start e duas embreagens, uma convencional no guidão e uma segunda, operada dobrando o apoio do pé direito e acionando o pedal de partida, para permitir dar a partida quando o Corgi estivesse parado.

Brockhouse Corgi Motorcycle Pedal Partida - Foto: Divulgação

 

Entre os anos de 1947 e 1954, os scooters Corgi foram exportados para os Estados Unidos movidas por um motor Excelsior Spryt Autocycle, e foram vendidas em uma loja de departamentos. Ficou conhecida como “Indian Papoose” (algo como: Criança nativa Indiana) no mercado norte americano.

Para o Reino Unido, a produção começou em 1948 e, até seu final, em 1954, foram produzidas 27.050 unidades. Até Side-Car virou acessório dessas belezinhas!

Brockhouse Corgi Motorcycle Vinho - Foto: Divulgação

 

Clube dos proprietários

Em junho de 1948, depois de uma carta publicada na Motor Cycling sugerindo que os proprietários se encontrassem em Kew Green, sudoeste de Londres, em um final de semana, e iniciaram um Clube de Proprietários de Corgi. Mas não parou por aí, quatro anos depois o clube se tornou internacional e seus proprietários organizaram acampamentos!

Brockhouse Corgi Motorcycle Side Car - Foto: Divulgação

Muitos anos passaram e o assunto perdeu força mas, em 2011, o clube ganhou vida novamente com o objetivo de se ajudarem com restaurações e peças, além de divulgar a história da marca.

No Brasil tivemos algo parecido com a Welbike ou Corgi, foi a Mini Panther! 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br