Máquinas insanas no Salão de Frankfurt - IAA 2015
Feira alemã tem Ducati e MV Agusta com novos modelos, a Honda exibe o diferente conceito Project 2&4 e a Abarth homenageia a Yamaha Team MotoGP
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Aldo Tizzani
O Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA 2015), na Alemanha, é palco de lançamentos de carros e a apresentação de novas tendências que, em breve, chegarão aos mercados internacionais, inclusive ao brasileiro. O tradicional evento europeu, que está em sua 66ª edição, não é exclusivo para modelos de quatro rodas. Empresas automobilísticas que hoje controlam marcas de motos também apresentaram novidades em duas rodas. Estavam presentes os grupos Volkswagen/Audi com a Ducati; a Mercedes-Benz AMG com a MV Agusta e a Abarth patrocinadora do Team Yamaha na MotoGP. Isso sem falar na Honda e seu Project 2&4, que é um mix entre um esportivo e uma moto. Confira as novas motos e tendências que também fazem parte da feira que vai até o dia 27 de setembro.
Naked de 160cv
A italiana Ducati, que hoje pertence ao Grupo Audi, aproveitou os holofotes do IAA 2015 para mostrar um novo produto de sua gama 2016: a nova Monster 1200, versão “R'', de racing. De acordo com marca, a Monster 1200 R será a naked mais potente já fabricada em Borgo Panigale. O modelo conta com uma versão atualizada do motor Testastretta 11° DS, um L2 de 1.198,4 cm³ com arrefecimento líquido, que produz 160 cv de potência máxima a 9.250 rpm – a versão “S'', à venda no Brasil oferece apenas 145 cv.
A versão R tem também outros diferenciais como uma nova ponteira dupla de escapamento com formato pentagonal, pequena carenagem sobre o painel, para-lama dianteiro em fibra de carbono, novas rodas de alumínio forjadas, portanto mais leves, calçadas com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP, com composto mais esportivo, nas medidas 120/70-17, na dianteira, e 200/55-17, na traseira. O peso total foi reduzido para 180 kg a seco. Mas, além do motor mais potente, o principal upgrade na 1200 R é o novo conjunto de suspensão Öhlins totalmente ajustável: na frente, um garfo telescópico invertido com tubos de 48 mm; e atrás um monoamortecedor. Outra boa novidade é adoção de um amortecedor de direção regulável, também da marca sueca.
Esportiva AMG
No rastro da Volkswagen/Audi, a Mercedes-Benz aproveitou o salão de automóvel alemão para promover a MV Agusta, marca na qual a AMG tem 25% de participação. No estande, a MB AMG apresentou uma edição especial da superesportiva F3 800. Batizada de F3 800 AMG Solarbeam, a edição limitada foi inspirada no Mercedes-AMG GT que leva o mesmo nome.
A MV Agusta abandonou suas clássicas cores vermelha e prata, características da marca, para adotar uma cor amarela, a tal AMG Solarbeam. Em contraste com a chamativa coloração amarela, há a cor preta na lateral da carenagem e sobre o tanque o logotipo da AMG. Paralamas em fibra de carbono, tampa de combustível racing e costuras amarelas nos assentos dão o toque final de exclusividade à F3 800 AMG Solarbeam.
A MV Agusta F3 800 é equipada com um motor de três cilindros, 12 válvulas, de 798 cm³ de capacidade, que produz 148 cv de potência máxima. Tem câmbio de seis marchas com assistente eletrônico de troca de marchas, freios ABS e controle de tração. Essa versão AMG Solarbeam tem preço sugerido de 15.310 Euros (cerca de R$ 67.000).
Carro-moto ou moto-carro?
O ‘Honda Project 2&4’ é o projeto vencedor do programa ‘Global Design Project’ da Honda – concurso interno do qual mais de 80 funcionários participaram. O monoposto utiliza motor da superesportiva RC213V, que compete no Mundial de Motovelocidade, categoria MotoGP, considerada a Formula 1 das duas rodas. Concebido pelo estúdio de design de motocicletas da Honda em Asaka e projetado em colaboração com o estúdio de design de automóveis em Wako, ambos no Japão; o veículo conceitual busca reunir, num só produto, os melhor dos dois mundos. O resultado é uma reflexão à questões do futuro da mobilidade. Só por curiosidade, o bólido ‘Honda Project 2&4’ está equipado com motor de quatro cilindros em “V” de 999 cm³ de capacidade, que gera mais de 230 cv de potência máxima.
E como não poderia faltar uma moto no estande da Honda, a fábrica também exibiu pela primeira vez em público, a RC 213V-S, uma versão de rua da máquina de MotoGP. O modelo será vendido sob encomenda e vai custar US$ 184.000 (algo como R$ 717.000).
Abarth 595 Yamaha Racing
Tendo como base o Fiat 500, o novo Abarth 595 Yamaha Factory Racing Edition é uma série especial que consagra a parceria entre a marca do Escorpião e a equipe Movistar Yamaha, que participa do Mundial de MotoGP. Para esta homenagem, a potência do carrinho foi aumentada de 140 cv para 160 cv de potência máxima. O modelo ganhou ainda filtro esportivo BMC, suspensões e amortecedores de pista (Amortecedores Koni e molas Eibach) e rodas aro 17 polegadas. A Abarth é o patrocinador oficial e fornecedor oficial de carro da equipe Yamaha MotoGP.
Aliás, um 695 biposto foi presenteado ao piloto italiano Valentino Rossi, atual líder da temporada 2015 da MotoGP. Pesando apenas 997 kg (a seco), este envenenado Arbath 695 biposto vem equipado com o motor 1.4 T-Jet da Fiat, mas que produz 190 cv a 5.500 rpm. Traz ainda retrovisores e pinças de freio amarelos. O piloto espanhol Jorge Lorenzo, vice-líder do campeonato, também ganhou um 695 com detalhes pintados na cor vermelha.
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