Livro Duas Rodas e uma Nação é lançado

Mais de uma década após o surgimento da ideia, o Motostory lança o primeiro livro dedicado a contar a história da motocicleta no nosso país.

Por Thiago Dantas

Texto: Luiz Mingione.

Escrever um livro não é das tarefas mais fáceis, ainda mais quando se tenta comprimir 120 anos de história do motociclismo brasileiro em 256 páginas. Detalhes contados que colocam o leitor na intimidade com os personagens, e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não.

Some-se a isso uma enorme coleção de documentos e retratos de época, relatos coletados com quem vivenciou as mudanças no passado e lembranças e recortes de uma rica história deixadas por aqueles que já se foram.

Foto: Divulgação - Carlãozinho Coachman

Carlãozinho, criador do Centro Cultural Movimento – CCM e autor e coordenador editorial da obra do novo livro Duas Rodas e uma Nação, comenta como surgiu a vontade de documentar e registrar a história do motociclismo nacional: “Quando eu ainda era editor na revista Motociclismo tive a ideia de fazer um livro sobre a história da moto baseado nas memórias de meu pai, Carlão.” 

Com a morte de Carlão em 2006, tendo em mãos algumas anotações deixadas pelo pai, Carlãozinho, que tem esse apelido por uma brincadeira com o nome do pai, começou a criar a base e solidificar sua ideia.

Pouco a pouco o tempo foi passando e as parcerias sendo agregadas, as pesquisas dando resultado e o material sendo lapidado até que, 16 anos depois, o projeto finalmente ganha um corpo para libertar essa alma.

No pré-lançamento que aconteceu no Centro Cultural Movimento, em Socorro, Carlãozinho exclamou: “É a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios e me inspirou a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que montaram na garupa nesta jornada.” 

Foto: Divulgação - Lançamento Livro Duas Rodas uma Nação

 

São mais de 120 anos de história, um pouco de nostalgia claro, e muita evolução. Competições, tecnologia e desenvolvimento do veículo em si e da indústria como um todo, dentre tantos assuntos para ver, ler e se encantar.

O livro mostra uma vasta coleção de modelos e tem depoimentos de quem é apaixonado por motos nas palavras de quem entende do assunto. Uma compilação de acervos familiares, de registros e principalmente pessoas, sem as quais esse projeto não teria sido realizado, segundo Carlãozinho.

O lançamento do livro, Duas Rodas e uma Nação, acontece neste sábado dia 09/04, a partir das 10h, na Moto Remaza da Avenida Ibirapuera, 2.948 em São Paulo - SP.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br