Lançamento: Yamaha Ténéré 700 World Raid
A Yamaha Ténéré 700 World Raid, vem com mais autonomia para longas aventuras e novo conjunto de suspensão
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Texto Luiz Mingione
A Ténéré 700 World Raid, é a mais recente moto de aventura para longa distância da Yamaha que agora vem equipada com dois tanques de combustível com capacidade para 23 lt, com autonomia estimada em até 500km segundo o fabricante.
O modelo de 700cc da Yamaha já é um enorme sucesso na categoria de aventura de peso médio, mas a nova versão Raid que a empresa mostrou como protótipo no último Salão de Milão, e agora lançada oficialmente no mercado Europeu, me parece levemente inspirada nas Ténéré’s do auge do Rally Dakar dos anos 80 e 90 onde as grandes motos de dois cilindros e tanques grandes, dominavam o Rally.
Como eu já tinha dito em conversas paralelas por aí, ao que parece a Ducati criou tendência no segmento de aventura trazendo de volta o design, detalhes e capacidade de tanque, inspirados na época de ouro das grandes motos de Rally quando lançou a Desert X, outras estão vindo como a Aprilia Tuareg 660, a MV Agusta 9.5 Adventure, e agora a Ténéré 700 World Raid.
No início dos anos 80, a Yamaha lançou uma moto que iniciou um movimento totalmente novo no motociclismo. Com seu tanque grande, motor robusto e chassis versátil, o XT600 Ténéré original fez das aventuras de longa distância uma realidade para quem desejava descobrir novas paisagens e diferentes estilos de vida. Hoje a necessidade de descobrir a verdadeira liberdade é maior do que nunca. E a nova 700 World Raid tem tudo a haver com essa tendência.
Assim como as versões Adventure da BMW R 1250 GS, F 850 GS e a Adventure Sports Africa Twin da Honda, que são definidas por seus tanques maiores e maior potencial para uso fora de estrada, em comparação com o modelo básico, a Ténéré 700 World Raid tem mais autonomia graças a sua capacidade de combustível muito maior e melhor conjunto de suspensão.
O motor da Ténéré 700 World Raid é um dois cilindros em paralelo de 689 cm³, DOHC (Double OverHead Camshaft, Comando de Válvulas Duplo no Cabeçote), 4 tempos, 4 válvulas refrigeração líquida, com 73 cv, 68 Nm a 6.500 rpm, partida elétrica, câmbio com 6 marchas e transmissão por corrente.
Suspensão dianteira com garfo telescópico invertido, KYB Kayaba, com 43mm de diâmetro e 230 mm de curso, traseira monoamortecida de alumínio com 220 mm de curso, amortecedor de direção Ohlins com ajuste. Roda dianteira raiada de 21’ polegadas, com pneus 90/90-21, e traseira aro 18’ polegadas, com pneu 150/70R-18. Distância do solo 250 mm. Peso total (incluindo óleo e os dois tanques cheios), 220 Kg.
Painel digital TFT com tela colorida de 5’ polegadas com conectividade e ABS comutável de 5 modos.
A altura do assento é de 890 mm, confortável e dividido em duas peças, a parte traseira pode ser facilmente removida para permitir o acoplamento de acessórios como um bagageiro ou amarrar bagagem. A nova Ténéré 700 World Raid vem modernizada e com mais autonomia para concorrer no segmento de Aventura.
A Ténéré 700 World Raid é um modelo exclusivo do mercado internacional sem previsão de ser comercializado no Brasil.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário