Acabou o suspense da Ducati DesertX

Lançada mundialmente a novíssima DesertX chega agressiva com uma proposta forte para enfrentar qualquer tipo de estrada que vier pela frente!

Por Trinity Ronzella

Com o marketing da Ducati fortemente direcionado para aventura, a esperada DesertX chegou chegando para quem quiser aventura sem restrições de estradas! As imagens e a própria moto, nos faz lembrar as mais duras provas no deserto do Dakar!

Aliás, vale deixar registrado que as imagens estão incríveis, as fotos  foram muito bem produzidas! Se a idéia era deixar o público na vontade, conseguiram!

Foto: Divulgação

Mas vamos a moto!

O visual certamente faz os mais “experientes" lembrarem dos modelos que desfilavam em velocidades alucinantes nas antigas edições do Rally Paris Dakar cortando dunas infinitas. Um laboratório a céu aberto que serviu de maternidade para grandes modelos on/off road lendários de alta cilindrada. Elas deram início as big trails que circulam pelas cidades e estradas nos dias de hoje!

Esse visual mais retrô e discreto, ao mesmo tempo é robusto, passando exatamente a necessidade do público aventureiro. 

 

 Foto: Divulgação

Os estudos para a X foram feitos buscando a melhor combinação de ergonomia, motor, aerodinâmica e eletrônica, somando isso a um novo chassi voltado para enfrentar todo tipo de terreno.

Devido a esse direcionamento, os aros 21 na dianteira e 18 na traseira não poderiam faltar, pois a vocação off road pede essas medidas, principalmente se a proposta for enfrentar até o mais exigente off road para motocicletas desse porte! Está calçando pneus Pirelli Scorpion Rally STR sem câmara originalmente.

Foto: Divulgação

Outro ponto que firma a proposta mais radical dessa máquina são os 250mm de distância do solo que, por um lado assusta os menos afortunados da distância "cabeça/solo" mas, quem tem o DNA off road na tocada, agradece.

Com 21 litros de combustível no reservatório, ainda tem a opção de um tanque com mais 8 litros que pode ser posicionado na lateral traseira da moto, refletindo em segurança para longas jornadas. 

Foto: Divulgação

A tecnologia obviamente está presente, como em todas as Ducatis. Estamos falando de um painel TFT de 5” verticalmente posicionado e de fácil leitura, seis modos de pilotagem ( Enduro, Rally, Urbano, Chuva, Touring, Sport), full LED, controle de tração,  wheelie e freio motor, três níveis de ABS além da possibilidade de desligar, ABS para curva, quickshifter, piloto automático, conectivade via bluethooth, luz de frenagem de emergência, enfim, tem tudo e mais um pouco!

Foto: Divulgação 

A suspensão Kayaba invertida de 230mm na dianteira e 220mm na traseira totalmente ajustável já sinaliza que ela aceita desafios!

Um motor bicilíndrico Desmodronic 11° Testastretta de 937cc, refrigerado a água, com 110 cavalos e 92Nm de torque, pesando 1,7kg a menos que a versão anterior é o responsável por manter o DNA Ducatista e também fornecer o conforto de maneabilidade em baixas rotações e  turismo. Além de permitir trocas de óleo a cada 15.000 km, a verificação de folga de válvulas são a cada 30.000 km. 

Foto: Divulgação

 

A caixa de câmbio foi reduzida até a quinta marcha, mas principalmente na primeira e segunda para favorecer o uso no off road. A sexta marcha se manteve longa para garantir mais conforto na estrada. 

Foto: Divulgação

Com certeza deve ser uma máquina incrível de pilotar em todos os terrenos, não é a toa que a marca Italiana tem boa aceitação no mundo todo. Se ela vier para o Brasil, analisamos a nossa realidade, por enquanto só me resta lamentar não ter cidadania italiana para me deixar mais perto dessa “monstra”!

Foto: Divulgação

 

Apenas como referência, no site italiano da marca, o valor consta como: “a partir de 15.990 €” que, num câmbio de 6,30 daria aproximados R$101.000,00.

 

Aguardando...

Foto: Divulgação

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br