A produção de motocicletas está só aumentando!

O Polo Industrial de Manaus está trabalhando bastante para esse aumento na produção e esperamos que continue nesse ritmo!

Por Trinity Ronzella

Acumulado do ano indica crescimento de 25,9% na indústria de Motocicletas!

 

Com produção de 1,1 milhão de unidades até novembro, 2021 está sendo o melhor resultado dos últimos seis anos para os fabricantes instalados no Polo Industrial de Manaus.

2015: 1.212.075

2016:    854.839

2017:    813.968

2018:    968.976

2019: 1.038.696

2020:    888.512

2021: 1.118.790

 

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Só em Novembro 113.776 motocilcetas foram produzidas , 4,9% mais que Outubro e 9,3% mais que Novembro de 2020. Com isso, a projeção de produzir 1.220.000 nesse ano pode ser atingida, representando um aumento de 26,8% em relação a 2020.

Alguns fatores impedem traçar novas perspectivas para o próximo ano devido a chegada da variante Ômicron que trouxe pessimismo ao mercado mundial e, internamente, temos as incertezas do cenário político econômico.

Quanto ao varejo, 1.043.711 motocicletas foram licenciadas, representando 27,8% de alta comparando com 2020 no mesmo período.

De 67.847de 2020 para  97.713 unidades emplacadas nos onze meses de 2021, a Scooter foi a categoria que registrou o maior aumento percentual com 44%! Será que o valor do combustível está colaborando para isso? Pessoas que nunca pensaram em ter moto, optam por uma scooter por ser mais fácil de aprender a pilotar e muito econômica?

Já a categoria que mais emplacou foi a Street com 507.680 unidades, 24,3% superior ao ano passado. Talvez os serviços de entregas tenham grande influência nesse número.

Em novembro, as vendas no varejo totalizaram 105.740 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 9% na comparação com outubro (97.000 unidades) e de 18,3% em relação ao mesmo mês de 2020 (89.409 unidades).

As três categorias mais emplacadas no ranking mensal foram Street (51.694 unidades e 48,9% do mercado), Trail (22.386 motocicletas e 21,2%) e Motoneta (15.250 unidades e 14,4%).

Outro dado curioso é que, as motocicletas de até 160cc são responsáveis por 81,2% das vendas deixando as de média cilindrada (161cc a 449cc) com 15,3% e as de alta, acima de 450cc com 3,5% do mercado.

A média diária de vendas, considerando 19 dias úteis ficou em 5.565 unidades, o melhor desempenho desde 2014 que ficou nas 5.598 unidades.

Para o mercado exterior o crescimento ficou em 71,5% com 50.194 unidades exportadas de janeiro a novembro. Em 2020 foram 29.273 no mesmo período.

Quem mais recebeu motos produzidas no Brasil foram Argentina (14.695), Estados Unidos (11.167) e Colômbia (11.045).

O presidente da Abraciclo fez alguns comentários:

“A produção de motocicletas cresceu 25,9% no acumulado do ano, totalizando 1.118.790 unidades. Esse é o melhor resultado para o período desde 2015. Naquela época, foram produzidas 1.212.075 unidades. Todas as fabricantes estão acelerando o seu ritmo de produção para atender à demanda que segue em alta, especialmente por modelos de entrada e de baixa cilindrada, muito utilizadas como instrumentos de trabalho e transporte de baixo custo.”

“O volume produzido até poderia ser maior, mas as linhas de produção ainda operam com restrições para atender aos protocolos sanitários e evitar a disseminação do coronavírus entre os colaboradores. O maior distanciamento entre os postos de trabalho aumenta o tempo de fabricação”.

“Nossa expectativa é fechar o ano com até 1.223.000 motocicletas fabricadas, o que representa crescimento de 27,1% na comparação com 2020 (961.986 unidades). A curva de aceleração deverá se manter nos próximos meses, mas ainda não é possível traçar perspectivas para o próximo ano. A falta de previsibilidade é uma grande preocupação: a chegada da variante Ômicron contaminou os mercados globais com pessimismo e, no Brasil, temos diversas incertezas no cenário político-econômico brasileiro. Algumas medidas podem impactar negativamente o desempenho do setor.”

“A Scooter foi a categoria que registrou maior aumento percentual, de 44%. O modelo caiu no gosto dos brasileiros, pois é um modelo ágil, econômico e fácil de estacionar.”

Ano Novo, vida nova, vamos ver o que nos espera em 2022! 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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