Honda XRE 190 2025. Veja o que mudou: trail ganha novo visual
A icônica trail da Honda ganha nova roupagem, suspensão mais bruta e diversos aperfeiçoamentos. Descubra todas as novidades!
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Honda acaba de revelar a nova XRE 190 2025, trazendo uma série de aprimoramentos para a famosa trail. Entre as novidades, destacam-se o novo farol e lanterna de LED, uma suspensão dianteira mais robusta e várias outras atualizações que tornam o modelo ainda mais competitivo no mercado. A XRE 190, que desde 2016 já teve mais de 180 mil unidades produzidas no Brasil, continua sendo referência em versatilidade e desempenho, sem perder suas características essenciais.
A nova versão chega para complementar a linha trail da Honda, que recentemente também lançou outros modelos, como a NXR 160 Bros, a Sahara 300 e a XR 300L Tornado.
Visualmente, a XRE 190 2025 exibe um design mais moderno e agressivo. O tanque de combustível, agora com revestimento em plástico, permitiu aos designers criar formas mais fluidas e marcantes.
Farol, lanterna e piscas em LED conferem à moto um visual mais sofisticado e garantem maior visibilidade à noite.
O painel de instrumentos, agora no estilo Blackout, que além de ser mais elegante, oferece funcionalidades úteis como o indicador de marcha engatada, hodômetro total e parcial, computador de bordo com informações sobre o nível de combustível, consumo médio e autonomia restante. Para completar, a moto agora conta com uma tomada USB-C, facilitando o carregamento de smartphones durante a pilotagem.
A XRE 190 2025 mantém o consagrado motor monocilíndrico OHC de 184,4 cm³ com tecnologia FlexOne (pode andar com gasolina ou etanol), agora atualizado para atender às normas do PROMOT 5. Com 16,0 cv de potência e 1,66 kgf.m de torque (no etanol), o propulsor oferece um equilíbrio ideal entre desempenho e economia de combustível. O câmbio de cinco marchas permanece inalterado, garantindo trocas precisas e suaves.
Embora o chassi de aço tipo berço semiduplo tenha sido mantido, a grande novidade está na suspensão dianteira, que passou de 31 mm para 33 mm de diâmetro, conferindo maior resistência e estabilidade, especialmente em situações de uso mais extremo. A suspensão traseira permanece inalterada, com um curso de 150 mm, enquanto a dianteira oferece 180 mm de curso.
Importante frisar que o banco em dois níveis está mais largo, porém não a altura do banco em relação ao solo não sofreu alteração, 836 mm, cifra que facilita manobras no dia a dia.
As rodas raiadas, com aros de aço de 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, continuam sendo equipadas com pneus Pirelli MT60. O sistema de freios também foi mantido, com disco de 240 mm na dianteira, equipado com ABS, e disco de 220 mm na traseira.
A nova Honda XRE 190 2025 tem preço sugerido de R$ 22.060,00 para a versão standard e R$ 22.496,00 para a versão Adventure (preços para São Paulo, sem frete ou seguro). As opções de cores incluem Vermelho Perolizado, Azul Metálico Fosco e, na versão Adventure, Cinza Perolizado com grafismos exclusivos.
A motocicleta estará disponível nas concessionárias Honda a partir de outubro de 2024, com uma garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, além de oferecer óleo Pro Honda grátis em sete revisões (a partir da 3ª revisão). Os intervalos de manutenção são de 6.000 quilômetros ou 6 meses, após a primeira revisão, que deve ocorrer aos 1.000 quilômetros ou 6 meses.
MOTOR | |
Tipo | OHC, monocilindrico, 4 tempos, refrigeração a ar |
Cilindrada | 184,4 cc |
Diâmetro x Curso | 61,0 x 63,1 mm |
Potência Máxima | 15,9 CV a 8.000 rpm (gasolina) / 16,0 CV a 8.000 rpm (etanol) |
Torque Máximo | 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina) 1,66 kgf.m a 6.000 rpm (etanol) |
Sistema de Alimentação | Injeção Eletrônica PGM FI |
Sistema de Lubrificação | Forçada/bomba trocoidal |
Relação de Compressão | 9.5 : 1 |
Tanque de Combustível | 12,0 litros (res. 2,9 litros) |
Transmissão | 5 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Óleo do Motor | 1,2 litro (1,0 litro para troca) |
Sistema de Partida | Elétrica |
Combustível | Sistema FlexOne |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Ignição | Eletrônica |
Bateria | 12V – 5 Ah |
Farol | LED |
CHASSI | |
Tipo | Semi berço Duplo |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico / 160 mm |
Suspensão Traseira | Mono Shock / 150 mm |
Freio Diant. / Diâmetro | Disco / 240 mm |
Freio Tras. / Diâmetro | Disco / 220 mm |
Pneu Dianteiro | 90/90 - 19M/C 52P |
Pneu Traseiro | 110/90 – 17M/C 60P |
DIMENSÕES | |
Comprimento x Largura x Altura | 2.075 x 821 x 1.167 mm |
Distância entre Eixos | 1.356 mm |
Distância Mínima do Solo | 243 mm |
Altura do Assento | 836 mm |
Peso Seco | 128 kg |
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário