Honda XRE 190 2025. Veja o que mudou: trail ganha novo visual

A icônica trail da Honda ganha nova roupagem, suspensão mais bruta e diversos aperfeiçoamentos. Descubra todas as novidades!

Por Thiago Dantas

A Honda acaba de revelar a nova XRE 190 2025, trazendo uma série de aprimoramentos para a famosa trail. Entre as novidades, destacam-se o novo farol e lanterna de LED, uma suspensão dianteira mais robusta e várias outras atualizações que tornam o modelo ainda mais competitivo no mercado. A XRE 190, que desde 2016 já teve mais de 180 mil unidades produzidas no Brasil, continua sendo referência em versatilidade e desempenho, sem perder suas características essenciais.

XRE 190 2024 e XRE 190 2025

 

A nova versão chega para complementar a linha trail da Honda, que recentemente também lançou outros modelos, como a NXR 160 Bros, a Sahara 300 e a XR 300L Tornado.

 

O que mudou ?


Honda XRE 190 2025 está disponível em duas versões e três cores - Foto: Divulgação

 

Visualmente, a XRE 190 2025 exibe um design mais moderno e agressivo. O tanque de combustível, agora com revestimento em plástico, permitiu aos designers criar formas mais fluidas e marcantes. 

 

Farol, lanterna e piscas em LED conferem à moto um visual mais sofisticado e garantem maior visibilidade à noite. 

 


Novo painel similar ao da Tornado 300 - Foto: Divulgação

O painel de instrumentos, agora no estilo Blackout, que além de ser mais elegante, oferece funcionalidades úteis como o indicador de marcha engatada, hodômetro total e parcial, computador de bordo com informações sobre o nível de combustível, consumo médio e autonomia restante. Para completar, a moto agora conta com uma tomada USB-C, facilitando o carregamento de smartphones durante a pilotagem.

 


Nova tomada USB-C - Foto: Divulgação

Motorização atende ao PROMOT 5

 

 A XRE 190 2025 mantém o consagrado motor monocilíndrico OHC de 184,4 cm³ com tecnologia FlexOne (pode andar com gasolina ou etanol), agora atualizado para atender às normas do PROMOT 5. Com 16,0 cv de potência e 1,66 kgf.m de torque (no etanol), o propulsor oferece um equilíbrio ideal entre desempenho e economia de combustível. O câmbio de cinco marchas permanece inalterado, garantindo trocas precisas e suaves.

 

Mudanças na ciclística

 

Embora o chassi de aço tipo berço semiduplo tenha sido mantido, a grande novidade está na suspensão dianteira, que passou de 31 mm para 33 mm de diâmetro, conferindo maior resistência e estabilidade, especialmente em situações de uso mais extremo. A suspensão traseira permanece inalterada, com um curso de 150 mm, enquanto a dianteira oferece 180 mm de curso. 

 


Suspensão dianteira reforçada para enfrentar todos os tipos de piso - Foto: Divulgação

 

Importante frisar que o banco em dois níveis está mais largo, porém não a altura do banco em relação ao solo não sofreu alteração, 836 mm, cifra que facilita manobras no dia a dia. 



Honda XRE 190 2025 - Foto: Divulgação

As rodas raiadas, com aros de aço de 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, continuam sendo equipadas com pneus Pirelli MT60. O sistema de freios também foi mantido, com disco de 240 mm na dianteira, equipado com ABS, e disco de 220 mm na traseira.

 

Preço, cores e garantia

 
Nova iluminação FullLED - Foto: Divulgação

 

A nova Honda XRE 190 2025 tem preço sugerido de R$ 22.060,00 para a versão standard e R$ 22.496,00 para a versão Adventure (preços para São Paulo, sem frete ou seguro). As opções de cores incluem Vermelho Perolizado, Azul Metálico Fosco e, na versão Adventure, Cinza Perolizado com grafismos exclusivos.

A motocicleta estará disponível nas concessionárias Honda a partir de outubro de 2024, com uma garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, além de oferecer óleo Pro Honda grátis em sete revisões (a partir da 3ª revisão). Os intervalos de manutenção são de 6.000 quilômetros ou 6 meses, após a primeira revisão, que deve ocorrer aos 1.000 quilômetros ou 6 meses.

 

Ficha técnica completa da Honda XRE 190 2025

 

MOTOR
Tipo OHC, monocilindrico, 4 tempos, refrigeração a ar
Cilindrada 184,4 cc
Diâmetro x Curso 61,0 x 63,1 mm
Potência Máxima 15,9 CV a 8.000 rpm (gasolina) / 16,0 CV a 8.000 rpm (etanol)
Torque Máximo 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina)
1,66 kgf.m a 6.000 rpm (etanol)
Sistema de Alimentação Injeção Eletrônica PGM FI
Sistema de Lubrificação Forçada/bomba trocoidal
Relação de Compressão 9.5 : 1
Tanque de Combustível 12,0 litros (res. 2,9 litros)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Óleo do Motor 1,2 litro (1,0 litro para troca)
Sistema de Partida Elétrica
Combustível Sistema FlexOne

 

SISTEMA ELÉTRICO
Ignição Eletrônica
Bateria 12V – 5 Ah
Farol LED

 

CHASSI
Tipo Semi berço Duplo
Suspensão Dianteira Garfo telescópico / 160 mm
Suspensão Traseira Mono Shock / 150 mm
Freio Diant. / Diâmetro Disco / 240 mm
Freio Tras. / Diâmetro Disco / 220 mm
Pneu Dianteiro 90/90 - 19M/C 52P
Pneu Traseiro 110/90 – 17M/C 60P

 

DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura 2.075 x 821 x 1.167 mm
Distância entre Eixos 1.356 mm
Distância Mínima do Solo 243 mm
Altura do Assento 836 mm
Peso Seco 128 kg

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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