Honda Sahara 300 2024: Confira os preços e a ficha técnica
Disponível em três versões: Standard, Rally e Adventure. Os modelos compartilham de novo motor de 300cc e robusto chassi
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Nos anos 90, a Sahara da Honda foi fabricada com base nas motos da Honda Racing Corporation (HRC) que competiam nas provas de rally no deserto africano. A nova Sahara 300 não apenas herda a aparência clássica, mas também mantém a resistência e robustez que caracterizaram suas antecessoras.
A Sahara 300 nasce com total versatilidade, oferecendo três versões distintas - Standard, Rally e Adventure. Projetada para atender diversas demandas, desde trajetos urbanos até aventuras off-road.
Para isso, a Honda uniu o chassi da CRF 250F e o motor derivado da CB 300F Twister para elevar as qualidades da XRE 300 para outro patamar.
A identidade visual, desenvolvida pela equipe de design da Honda Brasil, destaca linhas angulosas que não são apenas esteticamente atraentes, mas também funcionais. O tanque de 13,8 litros e o design fluido com o banco proporcionam conforto para viagens, ao mesmo tempo, que facilita a movimentação do piloto na pilotagem de pé, utilizada especialmente em terrenos off-road.
Detalhes de cada versão:
O motor da Sahara 300 não se compara à XRE 300 - é totalmente novo, baseado no propulsor da CB 300F, lançada no ano anterior.
Este novo motor destaca-se pela otimização da relação entre diâmetro e curso do pistão, privilegiando o torque em baixas e médias rotações. Reduzindo o diâmetro do pistão de 79 para 77 mm e aumentando o curso de 59,5 para 63 mm, a Honda criou um motor que promete desempenho excepcional em variadas condições de pilotagem.
O motor da Sahara 300 apresenta uma mudança significativa no cabeçote. Anteriormente DOHC (Double Overhead Camshaft) na XRE 300, agora é OHC (Single Overhead Camshaft). A opção pelo comando simples com balancins roletados em substituição ao duplo comando para o acionamento das quatro válvulas permitiu à Honda conter dimensões, peso e complexidade mecânica, sem comprometer a potência máxima.
O novo motor monocilíndrico é bicombustível e entrega uma potência de 24,8 cv a 7500 rpm (Gasolina) e 25,2 cv a 7500 rpm (Etanol). O torque, essencial para uma condução dinâmica, atinge 2,70 kgf.m a 5750 rpm (Gasolina) e 2,74 kgf.m a 5750 rpm (Etanol).
A tão aguardada inclusão da 6ª marcha representa uma evolução notável na transmissão da Sahara 300. Acompanhada por um novo sistema de assistência de embreagem do tipo assistida e deslizante, proporciona uma condução suave e maior segurança nas reduções de marchas.
O chassi da Sahara 300 segue a mesma linha da CRF 250F, adotando uma arquitetura tipo berço semiduplo. Este design, padrão nas CRF, oferece garantia de resistência em situações extremas.
A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm de diâmetro, proporciona um curso generoso de 245 mm à roda. O aro de alumínio de 21 polegadas, combinado com um pneu de medida 90/90, garante estabilidade e aderência.
Na parte traseira, a nova balança de suspensão de alumínio, derivada da CRF 250F, destaca-se com um curso de 225 mm. O conjunto mola-amortecedor oferece regulagem na carga da mola em sete níveis, permitindo uma experiência de condução personalizada. O pneu traseiro, com medida de 120/80 – 18, completa o conjunto para garantir o melhor desempenho.
A frenagem da Sahara 300 é equipada com um sistema ABS de dois canais. O disco dianteiro, com 256 mm de diâmetro, é operado por um cáliper de pistão duplo com comando hidráulico. Na roda traseira, o disco de 220 mm de diâmetro é controlado por um cáliper de pistão simples, também com comando hidráulico.
O modelo também recebeu da CB 300F o painel digital LCD Blackout. Além disso, a nova Sahara 300 ganha porta USB-C ao lado painel, sistema ESS – Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas, iluminação full-LED e pisca-alerta no punho direito.
A XRE 300 Sahara estará disponível nos concessionários Honda a partir de dezembro, com garantia de 3 anos e óleo Pro Honda gratuito em sete revisões. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão.
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