Honda Sahara 300 2024: Confira os preços e a ficha técnica

Disponível em três versões: Standard, Rally e Adventure. Os modelos compartilham de novo motor de 300cc e robusto chassi

Por Thiago Dantas

Nos anos 90, a Sahara da Honda foi fabricada com base nas motos da Honda Racing Corporation (HRC) que competiam nas provas de rally no deserto africano. A nova Sahara 300 não apenas herda a aparência clássica, mas também mantém a resistência e robustez que caracterizaram suas antecessoras.

 

 

A Sahara 300 nasce com total versatilidade, oferecendo três versões distintas - Standard, Rally e Adventure. Projetada para atender diversas demandas, desde trajetos urbanos até aventuras off-road.

 

Para isso, a Honda uniu o chassi da CRF 250F e o motor derivado da CB 300F Twister para elevar as qualidades da XRE 300 para outro patamar. 

 

Design

 
Sahara 300 2024 está disponível em três versões - Foto: Divulgação

 

A identidade visual, desenvolvida pela equipe de design da Honda Brasil, destaca linhas angulosas que não são apenas esteticamente atraentes, mas também funcionais. O tanque de 13,8 litros e o design fluido com o banco proporcionam conforto para viagens, ao mesmo tempo, que facilita a movimentação do piloto na pilotagem de pé, utilizada especialmente em terrenos off-road.

 

Detalhes de cada versão:

 

  • Bagageiro traseiro de série: presente em todas as versões.
  • Para-brisa mais longo e proteção de cárter e do motor são padrão apenas na versão Adventure: Podem ser adquiridos como acessórios. 

 

Motor da Sahara 300 é o mesmo da XRE 300?

 

O motor da Sahara 300 não se compara à XRE 300 - é totalmente novo, baseado no propulsor da CB 300F, lançada no ano anterior.

 

Este novo motor destaca-se pela otimização da relação entre diâmetro e curso do pistão, privilegiando o torque em baixas e médias rotações. Reduzindo o diâmetro do pistão de 79 para 77 mm e aumentando o curso de 59,5 para 63 mm, a Honda criou um motor que promete desempenho excepcional em variadas condições de pilotagem.

 


Honda Sahara 300 2024 Rally - foto: Divulgação

 

O motor da Sahara 300 apresenta uma mudança significativa no cabeçote. Anteriormente DOHC (Double Overhead Camshaft) na XRE 300, agora é OHC (Single Overhead Camshaft). A opção pelo comando simples com balancins roletados em substituição ao duplo comando para o acionamento das quatro válvulas permitiu à Honda conter dimensões, peso e complexidade mecânica, sem comprometer a potência máxima.

 

Desempenho e 6ª marcha

 

O novo motor monocilíndrico é bicombustível e entrega uma potência de 24,8 cv a 7500 rpm (Gasolina) e 25,2 cv a 7500 rpm (Etanol). O torque, essencial para uma condução dinâmica, atinge 2,70 kgf.m a 5750 rpm (Gasolina) e 2,74 kgf.m a 5750 rpm (Etanol).

A tão aguardada inclusão da 6ª marcha representa uma evolução notável na transmissão da Sahara 300. Acompanhada por um novo sistema de assistência de embreagem do tipo assistida e deslizante, proporciona uma condução suave e maior segurança nas reduções de marchas. 

 
Honda Sahara 300 2024 Standard - Foto: Divulgação

 

Chassi e ciclística

 

O chassi da Sahara 300 segue a mesma linha da CRF 250F, adotando uma arquitetura tipo berço semiduplo. Este design, padrão nas CRF, oferece garantia de resistência em situações extremas.


A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm de diâmetro, proporciona um curso generoso de 245 mm à roda. O aro de alumínio de 21 polegadas, combinado com um pneu de medida 90/90, garante estabilidade e aderência. 

 


Honda Sahara 300 2024 - Foto: Divulgação

 

Na parte traseira, a nova balança de suspensão de alumínio, derivada da CRF 250F, destaca-se com um curso de 225 mm. O conjunto mola-amortecedor oferece regulagem na carga da mola em sete níveis, permitindo uma experiência de condução personalizada. O pneu traseiro, com medida de 120/80 – 18, completa o conjunto para garantir o melhor desempenho.

 

A frenagem da Sahara 300 é equipada com um sistema ABS de dois canais. O disco dianteiro, com 256 mm de diâmetro, é operado por um cáliper de pistão duplo com comando hidráulico. Na roda traseira, o disco de 220 mm de diâmetro é controlado por um cáliper de pistão simples, também com comando hidráulico. 

 

O modelo também recebeu da CB 300F o painel digital LCD Blackout. Além disso, a nova Sahara 300  ganha porta USB-C ao lado painel, sistema ESS – Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas,  iluminação full-LED e pisca-alerta no punho direito.

 


Honda Sahara 300 2024 - Foto: Divulgação

 

Disponibilidade e preços

 

A XRE 300 Sahara estará disponível nos concessionários Honda a partir de dezembro, com garantia de 3 anos e óleo Pro Honda gratuito em sete revisões. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão.

 

  • Honda XRE 300 Sahara Standard (Cinza Metálico): R$ 27.090,00
  • Honda XRE 300 Sahara Rally (Vermelho): R$ 27.690,00
  • Honda XRE 300 Sahara Adventure (Bege Metálico): R$ 28.650,00

 

Ficha técnica Honda XRE Sahara 300 2024:

 

  • Motor

 

  • Tipo: OHC, Monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar.
  • Cilindrada: 293,5 сс
  • Potência Máxima: 18,2 kW (24,8 CV) a 7500 pm (Gasolina) / 18,5 kW (25,2 CV) a 7500 pm (Etanol)
  • Torque Máximo: 26,5 N.m (2,70 kgf.m) a 5750 pm (Gasolina) / 26,9 N.m (2,74 kgf.m) a 5750 pm (Etanol)
  • Transmissão: 6 velocidades
  • Sistema de Partida: Elétrica
  • Diâmetro x Curso: 77,0 x 63,0 mm
  • Relação de Compressão: 9.3:1
  • Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
  • Combustível: Gasolina e/ou Etanol

 

  • Capacidade

 

  • Tanque de combustível: 13,8 litros (Reserva 2,6 litros)
  • Óleo do motor: 2,0 litros (1,5 litros para troca)

 

  • Dimensões

 

  • Comprimento x Largura x Altura: ABS e RLY: 2193 x 829 x 1270 mm | ADV: 2193 x 829 x 1400 mm
  • Distância entre eixos: 1425 mm
  • Distância mínima do solo: 269 mm
  • Altura do assento: 859 mm
  • Peso Seco: ABS e RLY: 147kg | ADV: 149kg

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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