Honda XL 1000V Varadero 2008

Modelo importado da Espanha chega com novas cores e alta tecnologia.

Por Adilson

Uma moto imponente e uma autêntica “Maxi Trail”. Essa é a XL 1000V Varadero que chega na versão 2008 e está disponível nas concessionárias Honda com novas cores e grafismos ainda mais modernos. Consagrado no mercado europeu, o modelo começou a ser importado pela Honda em agosto de 2007 e já atraiu a atenção dos seus consumidores.

Seguindo uma tendência mundial, a XL 1000V Varadero conta com a inédita cor laranja e grafismos em preto, transmitindo sofisticação, além da tradicional preta com detalhes em cinza que integram a carenagem e o tanque de combustível de 25 litros (4 litros de reserva), demonstrando modernidade, sem deixar de lado o estilo aventureiro do modelo.

O pára-brisa contribui para o conforto na pilotagem, uma vez que proporciona maior proteção contra o vento, além de uma proteção para pilotos de qualquer estatura. O equipamento pode ser ajustável em duas posições, com variação de 40 mm na altura.

Destaque também para o conjunto óptico dianteiro, que possui refletores multifocais com boa distribuição de luz. Tudo isso resulta em harmonia estética do conjunto e maior segurança para o usuário, especialmente em pilotagem noturna. Já as luzes indicadoras estão integradas à carenagem.

O painel de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros eletrônicos com tradicionais mostradores analógicos, além de um display digital formado por hodômetro total, parcial A e B, marcador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e relógio digital. Dispõe, ainda, de indicador nos instrumentos de leitura capaz de mostrar quanto é possível percorrer até o próximo reabastecimento. A motocicleta também tem luzes de aviso (neutro, reserva, ABS e descanso lateral).

Com um desenho moderno, o conjunto traseiro se destaca pelo bagageiro integrado à alça do garupa e à rabeta. As setas e a lanterna de freio formam um conjunto único e as ponteiras do escapamento são de aço inox, o que confere qualidade e tecnologia.

Um dos principais atributos dessa Maxi Trail é o conforto, tanto para o piloto como para o garupa. Esse item está retratado no seu assento, que dispõe de um design projetado para longas viagens e está apenas 838 mm do solo.

Motor potente e de elevado torque

O grande atrativo dessa motocicleta é o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 996 cm3, arrefecimento a líquido, V-Twin e com inclinação de 90º entre seus dois cilindros. Tem elevado torque (9,9 kgf.m a 6.000 rpm), assegurando ótima dirigibilidade e agilidade.

Seu propulsor oferece uma potência elevada (93,8 cv a 7.500 rpm), ajustando-se aos mais diferentes estilos de pilotagem, como tráfego urbano, rodovias ou trechos de terra. O câmbio de seis velocidades garante engates fácies e precisos. A aceleração é rápida e confortável mesmo com passageiro e capacidade máxima de bagagem.

O modelo possui sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) que reduz o consumo de combustível com respostas rápidas ao comando do acelerador. Também dispõe de um sistema responsável em verificar o funcionamento do motor, por meio de sensores, que controlam o fluxo de ar e minimizam a emissão de gases. Com isso, a Varadero está em conformidade com a norma Européia Euro3, similar ao PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no Brasil em 2009.

O chassi é do tipo Pivot-less (Diamond) de seção tubular, além de resistente às torções. As suspensões ganham destaque no conjunto, graças a sua geometria que favorece a estabilidade direcional na pilotagem em estradas.

Na traseira, a suspensão Pro-link foi projetada com curso de 145 mm e tem possibilidade de 40 ajustes na pré-carga da mola. Já a dianteira, a suspensão é do tipo garfo telescópico de 175 mm de curso e 43 mm de diâmetro.

A aderência e a estabilidade da motocicleta são asseguradas pelos pneus (110/80, na frente, e 150/70, na traseira) sem câmara, e pelas rodas de liga leve de três pontas (aro 19”, na dianteira, e 17", na traseira).

 Alta tecnologia e segurança
A alta tecnologia Honda foi aplicada no avançado sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) com DCBS (Dual Combined Brake System).

Enquanto o sistema ABS é responsável por oferecer frenagens seguras em qualquer condição de piso, o DCBS controla e distribui a frenagem entre a roda dianteira e a traseira. O freio dianteiro possui discos duplos de 296 mm e pinça com três pistões. Já o traseiro tem disco simples, com 256 mm.

O modelo conta ainda com o sistema H.I.S.S (Honda Ignition Security System), uma tecnologia desenvolvida pela própria marca. É um método de identificação por meio de chip eletrônico localizado na ignição. Somente a chave original tem capacidade para acionar o motor.

A XL 1000V Varadero está disponível nas cores laranja e preta. Seu preço público sugerido é de US$ 28.064,00, que equivale a R$ 46.981,94, e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem. A Honda conta com uma rede credenciada de motocicletas importadas de 72 concessionárias no país.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br