Honda Rebel com motor da Africa Twin aparece em patente
Imprensa internacional já havia falado em projeto nesse sentido no primeiro semestre deste ano
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
Honda Rebel 1100? Tudo indica que vai realmente acontecer. No primeiro semestre de 2020, o portal MCN informou que a Honda poderia estar trabalhando em uma nova versão da cruiser, que seria equipada com o motor bicilíndrico de 1.084 cm³ de cilindrada que estreou na CRF 1100L Africa Twin.
Parece que os trabalhos estão mesmo acontecendo, já que surgiram imagens do registro de patente da provável irmã maior da Rebel 500 - o modelo já apareceu por aqui no Salão Duas Rodas de 2017, mas não é vendido no País.
Segundo o MCN disse na época, a Rebel 1100 deve ter alterações no motor para oferecer mais torque em regimes médios de rotação e a potência deve ser reduzida dos 102 cv da CRF 1100L Africa Twin para 95,3 cv, sendo assim adequada para os motociclistas habilitados na classe A2 - na Europa, o sistema de habilitação é diferente do nosso e dividido em níveis de acordo com a experiência adquirida.
Mas o principal ponto a ser notado nas imagens do registro de patente é a ausência do manete de embreagem. Isso indica que a Rebel 1100 deve ser equipada com a famosa transmissão DCT da Honda, vista aqui no Brasil na Gold Wing e disponível em mais modelos no exterior, o que inclui a nova CRF 1100L Africa Twin.
Inicialmente, o MCN dizia que a Rebel 1100 poderia aparecer no Salão de Milão deste ano, que não será realizado devido à pandemia da covid-19. Como praticamente todas as atividades no mundo sofreram atrasos por causa da pandemia, pode ser que a nova Rebel 1100 seja atingida pelo mesmo problema.
O cenário ainda é incerto, mas uma nova Rebel está a caminho para tentar entram em um segmento em que a Harley-Davidson é dominante e que recentemente viu a chegada da BMW R18. Vem briga boa por aí?
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